5 especiais de stand-up – realmente engraçados – para ver na Netflix
Para rir e, por uma horinha que seja, esquecer os problemas da vida
O catálogo de especiais de stand-up comedy – aqueles em que um humorista sobe ao palco, sozinho e sem a ajuda de cenários ou acessórios, para contar piadas e histórias cômicas – da Netflix é tão vasto que a chance de algum espectador desavisado acabar escolhendo um que não tem tanta graça assim é alta. Confira, abaixo, cinco produções do gênero que garantirão boas risadas:
Chelsea Peretti: One of the Greats (2014)
“Sou uma das melhores comediantes em turnê pelo país, então deve ser um espetáculo sensacional.” É assim que a humorista americana Chelsea Peretti se apresenta no especial, cujo título pode ser traduzido como “Um dos Melhores”. Conhecida por interpretar a arrogante – e hilária – secretária Gina Linetti na série Brooklyn Nine-Nine, Chelsea repete o jeito presunçoso e esnobe no palco para falar sobre situações do cotidiano, como passear com o cachorro, sexo e a melhor maneira de comer uma banana em público.
Trevor Noah: Afraid of the Dark (2017)
Natural de Joanesburgo, na África do Sul, Trevor Noah se tornou um personagem importante do showbiz americano ao substituir o veterano John Stewart no programa de entrevistas Daily Show, em 2015. No seu primeiro especial para a Netflix, o humorista realiza outro sonho: fazer um stand-up no tradicional Beacon Theater, em Nova York. Com um ar jovem e descontraído, ele abusa de diferentes sotaques para fazer piadas sobre o racismo nos Estados Unidos e as diferenças culturais entre países que visitou.
Marco Luque: Tamo Junto (2017)
Depois de ter a carreira alavancada no programa de humor CQC, da Band, Marco Luque tem a sua já popular apresentação de stand up gravada para o streaming. No especial, ele fala sobre as diferenças regionais existentes no Brasil, o amor por cinema e as dificuldades de um relacionamento.
América Latina Para Imbecis, com John Leguizamo (2018)
Já imaginou comprar ingresso para um stand-up, mas se deparar com uma sala de aula, com direito à lousa de giz no teatro? O Colombiano John Leguizamo decidiu ensinar a história da América Latina para os americanos, desde a civilização maia. Entre piadas, uma imitação de Frida Kahlo e a citação de um rap de Pitbull, o humorista propõe uma reflexão sobre como os latinos são vistos e se vêem no mundo.
Jerry Seinfeld: I’m Telling You for the Last Time (1998)
Três meses após o fim da sitcom que protagonizou durante nove temporadas, Jerry Seinfeld fez uma decisão: apresentaria o seu stand-up pela última vez e nunca mais usaria o material que tinha escrito até então. Com o título de “Estou te Contando pela Última Vez”, em tradução livre, o especial começa com um funeral para todas as piadas já escritas pelo americano. Na apresentação, o humorista ainda comenta sobre histórias de super-heróis, situações cômicas ao viajar de avião e a invenção do capacete.