O sonho de conhecer os Estados Unidos acaba de ganhar mais um empecilho. O preço para tirar o visto americano de turismo, estudo ou negócios aumentará, passando de 160 para 185 dólares, cerca de 911 reais. A mudança começa a valer em 30 de maio.
O custo para conseguir autorizações de trabalho temporário e investimento também será readequado, de 190 para 205 dólares no primeiro caso, e de 205 para 315 dólares no segundo. A última atualização ocorreu em 2012.
De acordo com o Departamento de Estado Americano, a alteração nos preços visa a cobrir os custos de manter as atividades consulares. A mudança já havia sido anunciada em dezembro, mas, desde lá, a demanda pelos vistos aumentou, o que fez com que o acréscimo na taxa tenha sido menor do que o proposto anteriormente.
A notícia foi dada em meio a recordes nas filas para conseguir autorização de turismo. No mês de março, o tempo de espera chegou a 18 meses no consulado americano em São Paulo e passou dos 400 dias em Brasília, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre, uma consequência do represamento ocorrido durante a pandemia de Covid-19. Em entrevista a Veja, o assessor para assuntos consulares da Embaixada dos Estados Unidos disse que a expectativa é que essa situação só se normalize no fim do primeiro semestre.