Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Sociólogo italiano Domenico De Masi morre aos 85 anos

Pensador escreveu sobre relações de trabalho e foi responsável por defender a teoria do ócio criativo, que defende que o tempo livre estimula a criatividade

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 set 2023, 13h29
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Conhecido por defender e propagar a teoria do ócio criativo, o sociólogo italiano Domenico De Masi morreu em Roma, aos 85 anos. A notícia da morte foi confirmada pela família nesta sábado, 9. De Masi descobriu que estava doente durante suas férias, em Ravanello, em agosto. A causa da morte, no entanto, não foi divulgada.

    Nascido em 1938, o sociólogo foi professor emérito de Sociologia do Trabalho na Universidade Sapienza de Roma, onde também foi reitor da faculdade de Ciências da Comunicação. Escreveu mais de vinte livros, incluindo O Trabalho no Século XXI: Fadiga, Ócio e Criatividade na Sociedade Pós-Industrial, lançado no Brasil em 2022. O título reúne o legado intelectual do sociólogo. Na ocasião, De Masi falou a VEJA sobre seu trabalho e sua carreira.

    Em 60 anos de carreira, o pensador aponta as evoluções e as mazelas da sociedade pós-industrial, baseada principalmente na produção de bens imateriais e marcada pelo signo da tecnologia.

    Na última semana, durante o evento LIDE Brazil Conferece Milão, De Masi gravou uma mensagem, uma das últimas que deixou, em que fala sobre os desafios da pós-industrialização enfrentados pelo Brasil e pela Itália.

    Continua após a publicidade

    Amigo pessoal de Lula, De Masi visitou o presidente na cadeia, em Curitiba. Em junho, Lula esteve em Roma e visitou o sociólogo. Na ocasião, os dois discutiram a conjuntura política nos dois países. No Twitter, o presidente escreveu uma mensagem em que dizia estar surpreso e triste com o falecimento do amigo. “Intelectual incansável e homem público apaixonado, sempre foi um defensor das causas sociais, do avanço das conquistas humanas e de um mundo mais justo e solidário. De Masi sempre foi muito atento e carinhoso com o Brasil, sempre visitando o país e sem nenhum medo de se posicionar, mesmo nos momentos mais difíceis.”

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.