Obra de arte roubada durante II Guerra retorna à Alemanha
Pintura foi roubada por um soldado americano e estava sob posse dos descendentes, que tentaram negociar a venda
Em 1939, quando a II Guerra Mundial eclodiu, as relíquias e obras de arte dos museus alemães foram realocadas em locais seguros. Uma delas, no entanto, desapareceu durante o processo e, agora, acaba de ser recuperada nos Estados Unidos.
A pintura do artista austríaco Johann Franz Nepomuk Lauterer (1700 – 1733) estava exposta em um museu de Munique desde 1920, mas foi roubada durante o período dos conflitos. Em cooperação com o FBI, uma instituição de recuperação de obras de arte perdidas conseguiu fazer o resgate da pintura com o neto de um soldado americano que teria servido durante a Guerra.
A Coleção de Pinturas do Estado Bávaro notou o desaparecimento da obra em 1945 e, desde desde meados da década de 1960, buscava recuperá-la, sem sucesso.
+ VEJA TAMBÉM: Fóssil brasileiro retorna ao país e será levado para museu no Ceará
A pintura só voltou a aparecer em 2011, em um mercado artístico dos Estados Unidos. Na época, os descendentes de um soldado americano que havia combatido na Guerra tentou vender a peça para o Estado Bávaro, mas as negociações não deram certo e a pintura voltou a desaparecer.
Em 2022, uma pessoa em Chicago tentou novamente negociar a obra, desta vez com a Art Recovery International, uma companhia especializada em recuperar artes perdidas. A instituição se recusou a fazer o pagamento e informou ao indivíduo que aquele objeto havia sido roubado do Estado alemão.
O quadro só foi recuperado definitivamente quando a organização informou a Equipe de Crime Artístico do FBI sobre a tentativa de negociação. Os policiais entraram em contato com o indivíduo, que não foi identificado, e o convenceram a devolver o quadro.
A pintura já está em posse do museu e, agora, será limpa e restaurada para voltar a ser exposta.