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Com e-commerce, Concha Y Toro vai trazer portfólio completo ao Brasil

A centenária vinícola do Chile, dona de marcas como Casillero del Diablo, quer mostrar rótulos menos conhecidos do consumidor brasileiro

Por André Sollitto Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 12 set 2022, 19h25 - Publicado em 12 set 2022, 17h57

Dona de rótulos famosos, como Casillero Del Diablo e Don Melchor, já eleito um dos melhores cabernet sauvignon do mundo, a vinícola chilena Concha Y Toro tem um portfólio vasto que contempla diferentes perfis de entusiastas do vinho. Agora, a empresa lança no Brasil seu e-commerce, o Descorcha, cujo nome quer dizer “sacar a rolha”. O objetivo é oferecer diretamente ao consumidor final todo o seu portfólio de rótulos – muitos deles pouco conhecidos por aqui – em um único lugar.

“O varejo não trabalha necessariamente com a linha completa de nossos rótulos. Às vezes você vai ao mercado e encontra apenas alguns dos rótulos varietais. Oferecer o portfólio completo é o diferencial do e-commerce”, afirma Mauricio Cordero, CEO da VCT no Brasil. A linha Casillero del Diablo, por exemplo, é composta por oito rótulos monovarietais (cabernet sauvignon, carmenere, chardonnay, malbec, merlot, pedro jimenez, sauvignon blanc e pinot noir), além de assemblages (mistura de diferentes uvas). Pela variedade, é difícil encontrar todos ao mesmo tempo.

Assim, a ideia da plataforma é acompanhar toda a jornada do consumidor, desde rótulos de entrada, como a linha Reservado (R$ 39,90 por garrafa), até os chamados “ultra premium”, mais caros e produzidos em regiões especiais do Chile. É o caso de Amelia, cujo chardonnay (R$ 499) já foi considerado um dos melhores do mundo, e o Marques De Casa Concha Heritage (R$ 699), mistura Bordeaux à base de Cabernet Sauvignon, com Cabernet Franc e Petit Verdot. “É nossa loja conceito, em que você pode ver tudo o que fazemos”, diz Cordero.

O site já está no ar e aberto a todos. Antes, o e-commerce começou a ser divulgado para os brasileiros que vão até a vinícola, no Chile, e optam por receber materiais exclusivos. Atualmente, a base de dados tem 130 mil cadastros. No Chile, o Descorcha já funciona há dois anos.

Muitas coisas já estão disponíveis, como a linha Trivento, produzida na Argentina, ou os três rótulos Diablo. Outras novidades devem chegar ao e-commerce em breve, como os vinhos produzidos nos Estados Unidos. Além disso, futuramente a plataforma vai oferecer conteúdos sobre vinho em um blog. “Nossa ideia é investir na educação. Queremos ajudar o consumidor a beber vinho”, diz Renan Gothard, gerente de marketing responsável pelo e-commerce.

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O interesse pelo Brasil faz sentido. O país é o quarto maior mercado da vinícola no mundo, atrás apenas de Inglaterra, Estados Unidos e do próprio Chile. E ela detém 16,6% de market share de vinhos importados no país, ocupando a liderança há dez anos, desde 2011.

Além do lançamento do e-commerce, a Concha Y Toro vai realizar um evento presencial em São Paulo, o Casillero Experience, nos dias 24 e 25 de setembro. A experiência imersiva (uma tendência que vem ganhando força no setor de bebidas) vai mostrar a lenda do Casillero del Diablo: dizem que Don Melchor, fundador da vinícola, espalhou o boato de que o diabo vivia em sua adega como forma de evitar o sumiço das garrafas mais preciosas. Além disso, a programação conta com harmonização guiada pela sommelier Andreia Berthauit, exposição do artista plástico Gian Lucca Ewbank e shows da banda de jazz Black Albino e do rapper Rael (no sábado, dia 24). No local haverá uma loja pop-up do e-commerce Descorcha para que o visitante possa levar algumas garrafas para casa. Os ingressos custam R$ 90 (com direito à meia-entrada) e podem ser comprados neste link.

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