Bonecos Labubus viram alvos de golpistas. Saiba como se proteger
Criminosos se passam por vendedores oficiais e fazem ofertas falsas para roubar dados pessoais e financeiros de consumidores

Infelizmente, sempre que algum item de consumo se populariza e vira febre abre as portas para a criatividade dos golpistas. A bola da vez são os bonecos Labubus, que dada a repercussão internacional, já começaram a ser explorados para a aplicação de golpes, principalmente às formas ilícitas de se conseguir informações financeiras sigilosas dos compradores.
Esta semana, a Kaspersky, empresa internacional de segurança digital, alertou sobre as várias plataformas falsas e em diversos idiomas que surgiram na web nos últimos meses, dizendo serem revendedoras oficiais dos monstrinhos da marca chinesa Pop Mart.
“Esses sites fraudulentos frequentemente oferecem descontos tentadores ou ‘edições exclusivas’ dos bonecos para induzir as vítimas a inserirem dados de cartões bancários ou outras informações pessoais”, informou a empresa, em nota.
Não é difícil cair já que muitos desses sites falsos são bastante fiéis à identidade visual das lojas verdadeiras, imitando inclusive o site oficial da própria Pop Mart.
Segundo a Kaspersky, um site português de golpistas, por exemplo, oferecia produtos supostamente originais importados do Japão pelo preço de R$ 47,90, enquanto a maioria dos Labubus vendidos pela Pop Mart custa entre US$ 20 e US$ 300 (cerca de R$ 110 a R$ 1.643).
Como se proteger?
De acordo com a Kaspersky, os compradores devem desconfiar de “ofertas imperdíveis”, “promoções urgentes” e “edições exclusivas” com valores muito abaixo do mercado; sempre optar por revendedores oficiais, ou seja, lojas autorizadas e verificadas; checar o endereço do site, antes de finalizar a compra, com URL legítima, sem erros e símbolos estranhos; usar proteção digital que bloqueia sites maliciosos; e nunca compartilhar dados pessoais ou bancários em páginas suspeitas.
A febre Labubu
Criados a princípio como chaveiros pelo artista e ilustrador Kasing Lung e vendido oficialmente pela Pop Mart, o Labubu começou a ganhar fama em 2023. Este ano, porém, virou febre ao ser visto com celebridades como Rihanna, Kim Kardashian e membros do grupo Blackpink.
Por conta desse sucesso, os bonequinhos, especialmente os de pelúcia, mais que dobraram a receita da Pop Mart no último ano, alcançando 13,04 bilhões de yuans (cerca de R$ 9,9 bilhões) e passando a responder por 22% do faturamento total da empresa chinesa.