Na casa dos 70 anos, aposentado e morador de Juquiá (SP), está um senhor que caiu nas graças das redes sociais na última semana. Nilson Izaias “Papinho”, agora conhecido como “vovô do slime“, decidiu se tornar Youtuber. Com vídeos simples, longe das megaproduções de grandes criadores de conteúdo, Papinho gosta de mostrar a vida calma que leva.
Começou a receber notoriedade quando lançou o que seria o primeiro de sete vídeos sobre sua tentativa de fazer um slime, tipo de massa de modelar que faz sucesso entre crianças. Quando conseguiu fabricar a geleca, na terceira tentativa gravada, ele se entusiasma: “Não estou acreditando no que estou vendo. Que legal. Ah! Realizei meu sonho. Hoje foi o melhor dia da minha vida”.
Ao #VirouViral, o aposentado novato conta que decidiu fabricar um slime há mais de um mês, depois de ver vários vídeos com o brinquedo. “Eu fiz para botar na internet só por brincadeira, coloquei lá no Youtube”, conta. Logo receberia a alcunha de “vovô do slime” no Twitter.
Nilson conta que decidiu criar o canal por se sentir só depois que se aposentou e mudou de São Paulo, onde era funcionário público, para Juquiá. “Vai fazer um ano. Comecei em 2017, fiz para passar o tempo, mostrar coisas interessantes do sítio para colocar no YouTube”, diz.
O número de inscritos em seu canal, considerado por ele um “exagero”, chegou a 3,2 milhões de seguidores desde que seu vídeo viralizou no sábado 2. Para se ter a noção da avalanche de novos seguidores, em apenas cinco dias o canal pulou dos costumeiros 1.800 inscritos para 2,6 milhões de fãs. Muitos deles, seguidores mirins que o guiaram na busca pelo slime perfeito, a quem o aposentado responde com todo cuidado e chama de “amiguinhos”.
“Eu jamais esperava que todo mundo gostasse do brinquedo que eu fiz. Eu estava com 1.000 inscritos e estava contente, aí o canal explodiu e gerou um problema. Agora todo mundo fica em cima da gente e tenho que dar atenção, eu sou aposentado e acabou o sossego.”
Perguntado sobre os rumos que o canal irá tomar, ele já adianta: “Por enquanto só o slime. Pedido da maioria. Vou fazer mais um ou dois vídeos depois eu parto para outro assunto”.
‘Eles falam coisas para cima’
Na onda de Nilson, outra septuagenária despontou nas redes sociais – desta vez, no Instagram. Sueli Rodrigues, 70 anos, buscava restaurar sua autoestima quando sua colega de trabalho, Grazi Primiani, começou a incentivar a criação de uma conta na rede social. Sueli, que é agente de segurança da Câmara de Vereadores de Itu (SP), teve 90% do estômago removido por causa de um câncer, se sentia “muito magra” e “pensava que nada dava certo” em sua vida.
Depois do pós-operatório, Sueli conta que começou a se conscientizar sobre sua situação e resgatou prazer em comprar roupas. “Sou uma consumista nata! Acho que nasci comprando”, ri. Foi quando Grazi percebeu que a amiga se vestia muito bem, mas tinha a autoestima lá embaixo. “A Grazi virou e disse: ‘Vamos criar um blog!'”, conta. No início, Sueli estava cética sobre a iniciativa, porém logo no primeiro post recebeu mais de 2.000 likes e vários comentários positivos.
Quando a amiga publicou o projeto de Sueli no Facebook, na terça-feira 5, a publicação viralizou. Em menos de 24 horas, seu perfil no Instagram, criado há duas semanas, alcançou a marca de 26 mil seguidores.
Sobre os novos fãs e a autoestima, ela conta ao blog: “Ah! Vou nas luzes! É muito bom receber carinho. Eles falam coisas para cima! Hoje em dia me olho no espelho e gosto do que vejo. Perdi todo o cabelo e, quando eles voltaram a crescer, veio um cacheado lindo e grisalho. Eu amo meus cabelos!”