Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

VEJA Recomenda

Por Coluna Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Os principais lançamentos da música, do cinema, da literatura e da produção infanto-juvenil, além da TV, comentados pelo time de VEJA
Continua após publicidade

O cristianismo nada simples de C.S Lewis

Livro 'Cristianismo Puro e Simples' ganha nova edição e mantém seu tom filosófico e intrigante ao falar da ampla fé cristã

Por Raquel Carneiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 dez 2019, 15h14 - Publicado em 25 nov 2017, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mal havia se recomposto das sequelas da I Guerra Mundial, a Grã-Bretanha já encarava novas bombas a caminho de seu território com o grande conflito seguinte, na década de 1940. O professor e ensaísta C.S. Lewis serviu em ambas as batalhas que assolaram a Europa. Na juventude, foi às trincheiras. Já na II Guerra, serviu como oficial da vigilância antiaérea e dava palestras aos integrantes da Força Aérea Real. A experiência em meio ao cenário de devastação e sua popularidade ao tratar de assuntos intensos com leveza e imaginação renderam uma série de conversas transmitidas pela rádio BBC, entre 1942 e 44.

    Os discursos de Lewis foram reunidos por ele mais tarde no livro Cristianismo Puro e Simples (Tradução: Gabriele Greggersen, Thomas Nelson Brasil, 288 páginas, 39,90 reais), no qual ele medita sobre a fé cristã, seus hábitos e doutrinas. Mesmo em um cenário de guerra, que poderia unir os diferentes, Lewis destacou a insistente rixa entre denominações e as muitas crenças dentro de uma fé tão ampla. Tanto que, o segundo volume do livro (que é dividido em quatro), intitulado “No Que Acreditam os Cristãos”, foi remetido pelo autor à leitura de um quarteto de clérigos: um da igreja anglicana, outro católico romano, outro metodista, e um presbiteriano. O texto recebeu algumas poucas críticas dos líderes religiosos em questão.

    Todo o processo é descrito pelo autor de Crônicas de Nárnia logo no prefácio, prova de que sua proposta de cristianismo puro e simples não é tão simples assim. O problema, vale ressaltar, reside mais na vasta visão de seus receptores do que em suas palavras. Apesar de não se categorizar como um filósofo, o autor faz reflexões comparáveis a pensadores como Kierkegaard. Existem verdades absolutas? E padrões éticos e morais aplicáveis à todas as culturas? Em qual medida a fé interfere nestas questões? Perguntas difíceis de serem respondidas, mas analisadas com desenvoltura pelo autor, que lança mão de exemplos cotidianos e anedotas para ilustrar sua visão de mundo.

    O título ganha este mês, pela editora Thomas Nelson Brasil, um novo projeto gráfico, com capa dura e acabamento de luxo. No miolo, a educadora e pesquisadora da obra do autor Gabriele Greggersen assina uma nova tradução, com texto moderno e atualizado. O tratamento foi dado a outros livros do mesmo estilo de Lewis. São eles Os Quatro Amores (192 páginas, 34,90 reais); A Abolição do Homem (128 páginas, 29,90 reais), O Peso da Glória, 192 páginas, 34,90 reais); e o sagaz Cartas de um Diabo a seu Aprendiz (224 páginas, 34,90 reais). Confira as capas abaixo:

    Livros de C.S. Lewis

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.