Quem é o “Pitanguy” da cirurgia de redesignação sexual
José Carlos Martins é quem mais faz operações no público trans no Brasil

José Carlos Martins é sócio de uma clínica em Blumenau especializada em transição de gênero. Para esse mercado, o médico é hoje o que Ivo Pitanguy representou para a cirurgia plástica. O local é o único centro do país a realizar a transição total (feminilização da face e do corpo, além da redesignação sexual). O processo todo chega a custar 150 000 reais. Há algumas semanas Martins lançou o livro Transgêneros: Orientações Médicas para uma Transição Segura.
Há muita demanda para transição? Há desde jovens que chegam acompanhadas por seus pais até juíza aposentada. Fazemos três operações por semana.
Qual é a mais comum? A de quem nasceu com sexo biológico masculino para a transição ao feminino. Esse tipo responde por cerca de 80% dos nossos casos.
Como é o procedimento? Fazemos duas cirurgias — uma para feminilização da face e do corpo e outra sexual. No rosto, o processo é muito agressivo: existe uma raspagem da testa, do maxilar e do pomo de adão. A coroa do cabelo também muda de lugar, para baixo, deixando a testa mais curta.
Publicado em VEJA de 26 de agosto de 2020, edição nº 2701
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.