PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

Os laços brasileiros e a longa lista de farsas de George Santos

Ex-deputado dos Estados Unidos se declarou culpado em acusação de fraude

Por Giovanna Fraguito 21 ago 2024, 18h59

A confissão de culpa de George Santos, 36, na segunda-feira, 19, consolida a queda do político novato de Nova York, que foi expulso do Congresso no ano passado após um breve mandato repleto de escândalos. Ele foi o primeiro deputado republicano abertamente gay eleito nos Estados Unidos. Trumpista, Santos é filho de brasileiros e se vendeu aos eleitores como a encarnação do sonho americano: um filho de imigrantes que “saiu do nada” e “ganhou a vida” como um “investidor experiente de Wall Street”.

Porém, em 2022, uma reportagem do jornal The New York Times revelou que partes importantes do currículo e da biografia de George eram incompletos ou falsos. Por exemplo, funcionários da universidade que ele disse ter frequantado em 2010, a Baruch College, não conseguiram encontrar nenhum registro de alguém com seu nome. E a empresa de serviços financeiros Citigroup e o banco Goldman Sachs, os quais ele disse ter trabalhado, não o encontraram no quadro de funcionários.

Além disso, o ex-deputado diz que seus pais emigraram do Brasil para os EUA e que nasceu no bairro do Queens. Seu pai, segundo ele, é católico e tem raízes em Angola. Sua mãe, Fatima Devolder, era descendente de migrantes que fugiram da perseguição aos judeus na Ucrânia e da Segunda Guerra na Bélgica. Santos se descreveu como um judeu não praticante, mas também disse que é católico. Os registros genealógicos analisados pelo The Forward indicam, contudo, que seus avós teriam nascido no Brasil. Eles mostram que a mãe de Santos, que morreu em 2016, morou por um tempo em Niterói, no Rio de Janeiro, onde trabalhava como enfermeira.

Somando à longa lista de farsas, Santos informou que tinha um apartamento de 1 milhão de dólares no Brasil e 13 propriedades familiares. Ele esclareceu posteriormente que vivia no Queens com a irmã e que não tem posses imobiliárias.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.