Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

O fazendeiro conservador de ‘Pantanal’ que está atiçando a direita

Murilo Benício interpreta Tenório, um homem machista e homofóbico que descobre a traição da mulher, Maria Bruaca

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 7 jun 2022, 10h05 - Publicado em 7 jun 2022, 08h00

Murilo Benício dá vida ao fazendeiro Tenório em Pantanal. Marido de Maria Bruaca (Isabel Teixeira) e pai de Guta (Julia Dalavia), é um homem prático, frio e racional. Para ele, justiça se faz com as próprias mãos. Se perante a família é um homem moralista e conservador, às escondidas tem outra esposa, em São Paulo. O personagem de Benício tem agradado tanto quanto levantado questões incômodas aos telespectadores. VEJA ouviu especialistas em teledramaturgia para entender que valores o público enxerga em Tenório para se fazer essa identificação.

Leia também: “Agroboys” pegam carona no sucesso dos peões broncos de ‘Pantanal’

Para a pesquisadora em teledramaturgia, Aurora Leão, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), é significativo que Tenório esteja agradando tanto a direita, conforme identifica nas redes sociais. “Além de Benício ser intérprete de alto quilate, o personagem é um típico representante do agronegócio, facilmente identificável com a mentalidade que predomina no retrocesso do patriarcado”, diz. A pesquisadora também lembra que o antagonismo de Tenório está em José Leôncio, o boiadeiro milionário vivido por Marcos Palmeira. “Simboliza a derrocada dos grilhões machistas, trazida pelo filho Jovi (Jesuíta Barbosa), e que, por isso mesmo, deve incomodar os barões do atraso. São personagens que revelam a estrutura opressora que impõe a dominância de um gênero sobre outro”, continua a pesquisadora.

Na coletiva de imprensa da novela, Benício comentou que percebe a existência de Tenório pelos rincões do país. “A primeira conversa que tive com o Bruno (Luperi, autor), falamos sobre estes lugares, onde chegar com o Tenório. E eu falei para ele não segurar, não. Vamos mostrar sim. Pessoas como o Tenório ainda existem aos montes. Acho que vai ser uma boa forma de espelho para uma parcela de pessoas que não conseguiu evoluir deste lugar”, defende.

Continua após a publicidade

Leia também: A nudez que a Globo não leva ao ar e sobra nos bastidores de “Pantanal”

O roteirista e dramaturgo Lucas Martins Néia, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), reforça o caráter mercadológico da telenovela, que precisa agradar a diferentes públicos. “É uma obra aberta, isso significa que está sendo escrita ao mesmo tempo que vai ao ar. Esse personagem é uma ponte para dialogar com o contexto de hoje, apresentando uma visão de mundo atual. Há quem condene e há quem se identifique com o Tenório. Isso interessa à Globo, porque dialoga com variados tipos de público (os de direita e os de esquerda). Não interessa à emissora perder o público mais progressista, mais jovem, nem o público mais conservador”, afirma.

Leia também: O ‘deboche’ na camisa de um dos personagens mais complexos de ‘Pantanal’

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.