Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Música e poesia estão entre os destaques da Flip 2023

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece a partir desta quarta-feira, 22

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 19h56 - Publicado em 22 nov 2023, 13h00

Na edição de 2023, uma importante tradição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será restabelecida. Na abertura, nesta quarta-feira, 22, ao fim da primeira mesa do programa principal, Adriana Calcanhotto fará um show no Auditório da Praça, no centro histórico da cidade no sul-fluminense, a partir das 21h. A cantora convida Cid Campos, seu parceiro musical de longa data, para uma apresentação que celebra Pagu – homenageada da edição – e também Augusto de Campos.

Além do show e das 20 mesas literárias – que contam com nomes como Itamar Vieira Junior, Manuela D’Ávila, Mónica Ojeda e Dionne Brand –, a programação principal será composta por oito performances artísticas. Na quinta-feira, 23, o destaque é a cantora e compositora Juliana Perdigão, com Folhuda, show composto por canções autorais a partir de textos de poetas brasileiros, e a poeta-palindromista e compositora Marina Wisnik, com O Céu em Meu Eco.

Na sexta-feira, 24, acontece Aquenda – O Amor às Vezes É Isso, de Luna Vitrolira, uma performance do livro homônimo, finalista do Prêmio Jabuti em 2019. No sábado, 25, a programação fica mais recheada. Primeiro com Cid Campos apresentando o show Poesia É Risco, composto por parcerias com seu pai, o poeta Augusto de Campos. Depois, uma apresentação de Débora Arruda, com A Guerra do Absurdo Não Tem Fim, poemas-rituais que jogam luz sobre a construção da identidade indígena. Logo em seguida,vem Nelson Maca com Tamborismo: Poesia & Tambor, uma investigação sobre o ritmo da língua e do corpo, acompanhada de percussão.

No domingo, 26, o último dia da Flip, Iara Rennó apresenta a performance Rio Sangue, baseada em textos de Pagu e alguns de seus contemporâneos. O show de abertura e as performances acontecem gratuitamente no Auditório da Praça, sem a necessidade de apresentação de ingressos.

Um dos patrocinadores do evento, o Grupo CCR, também apresenta uma programação gratuita durante a Flip. Na quinta-feira, 23, a empresa convida a primeira cacica trans do Brasil, Majur Traytowu, e a professora e ativista Eliane Potiguara para compartilharem com o público sua produção literária, experiências e trajetórias de vida. No dia seguinte, o encontro é voltado para os impactos provocados pela emergência climática. A mesa terá participação do CEO do Grupo CCR, Miguel Setas, com mediação da jornalista Sandra Boccia. No sábado, 25, a atriz Elizabeth Savala é convidada a dramatizar trechos das obras de Pagu. Imperdível!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.