Famosos e políticos lamentam a morte da jornalista Glória Maria
Artistas e jornalistas também prestam homenagem ao 'ícone da televisão brasileira'

A jornalista e apresentadora de televisão Glória Maria faleceu nesta quinta-feira, 2, de causas ainda desconhecidas. Ícone em sua área, ela recebeu inúmeras homenagens de artistas, jornalistas e políticos que lamentam sua morte.
A ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou seu papel como representante de mulheres negras em todo o Brasil e elogiou seu trabalho na cobertura de notícias.
“Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência”, disse Franco.
Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência. pic.twitter.com/8X4lOXsCb2
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 2, 2023
O chefe do Ministério dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, fez eco aos comentários de sua colega na esplanada:
“É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória”, afirmou.
É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 2, 2023
André Janones, deputado federal por Minas Gerais, afirmou: “Que tristeza a primeira notícia do dia ser a morte da jornalista Glória Maria. Que Deus em sua infinita bondade a receba e conforte os corações de familiares e amigos”.
Que tristeza a primeira notícia do dia ser a morte da jornalista Glória Maria. Que Deus em sua infinita bondade a receba e conforte os corações de familiares e amigos.
— André Janones (@AndreJanonesMG) February 2, 2023
Ainda no rol dos políticos, o senador Randolfe Rodrigues elogiou Glória e afirmou que ela deixará uma marca não só na profissão, mas nos brasileiros que acompanharam seu trabalho.
“Perdemos um ícone da TV brasileira e um dos maiores nomes do jornalismo. Glória Maria fez história com reportagens que marcaram a vida de milhões de brasileiros. Descanse em paz, Glória”, disse Rodrigues.
Perdemos um ícone da TV brasileira e um dos maiores nomes do jornalismo. Glória Maria fez história com reportagens que marcaram a vida de milhões de brasileiros. Descanse em paz, Glória.
— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) February 2, 2023
Erika Hilton, primeira deputada federal trans ao lado de Duda Salabert, relembrou seus contatos com a jornalista ao lamentar sua morte.
“Simplesmente devastada com a morte de Glória Maria. Tive o privilégio de conhecê-la em 2019, no lançamento da coleção de Paula Raia. Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres negras, não só no jornalismo, mas em diversas áreas. Descanse em paz, Glória!”, declarou.
Simplesmente devastada com a morte de Glória Maria. Tive o privilégio de conhecê-la em 2019, no lançamento da coleção de Paula Raia.
Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres negras, não só no jornalismo, mas em diversas áreas.
Descanse em paz Glória! pic.twitter.com/lXUkV1EJAn
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) February 2, 2023
A cantora Jup do Bairro se disse descrente com o falecimento de uma figura tão icônica: “Imaginar o inimaginável é mulher preta conhecer e ter o mundo na palma de sua mão. Você nos alimentou de informações e possibilidades, Glória Maria.”
imaginar o inimaginável é mulher preta conhecer e ter o mundo na palma de sua mão. você nos alimentou de informações e possibilidades, Glória Maria. pic.twitter.com/HQSHWqRYso
— Jup do Bairro (@jupdobairro) February 2, 2023
Já a atriz Maria Gal, que recentemente retornou à TV Globo para a novela Amor Perfeito, agradeceu a Glória pela “audácia e sabedoria de abrir caminho para tantos de nós”.
“Infelizmente hoje faleceu um ícone brasileiro. Nossa Glória Maria. Obrigada pela audácia e sabedoria de abrir caminho para tantos de nós! Meus sinceros sentimentos à família”, afirmou. “Na Globo desde 1971, a carioca foi a primeira repórter a entrar ao vivo e, em cores, no Jornal Nacional. De 1998 a 2007, apresentou o Fantástico e, desde 2010, integrava a equipe do Globo Repórter“, completou.
Gal terminou a homenagem com uma frase da própria Glória: “Eu sou uma pessoa movida pela curiosidade e pelo susto. Se eu parar pra pensar racionalmente, não faço nada. Tenho que perder a racionalidade pra ir, deixar a curiosidade e o medo me levarem, que aí eu faço qualquer coisa”.