É ou não é? Fala de Gerard Butler admitindo relações com homens viraliza
Apesar de estar bombando nas redes sociais, suposta entrevista com o protagonista dos filmes "300" e "O Fantasma da Ópera" não passa de fake news
O que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a vereadora assassinada Marielle Franco e a estrela hollywoodiana Gerard Butler têm em comum? As três figuras públicas foram (e ainda são) alvos de notícias falsas, as famigeradas fake news, na internet. O novo episódio envolve o protagonista dos filmes “300” e “O Fantasma da Ópera”.
Nesta sexta, 11, uma suposta entrevista do ator ao site Movieline afirmando já ter dormido com homens e mulheres ganhou destaque nos principais veículos de comunicação brasileiros. Segundo a tal entrevista, Butler teria dito:
“Já tive relacionamentos com mulheres. E homens. Isso não me torna gay. Há momentos em que você quer fechar a porta e apenas dizer ‘minha sexualidade é da minha conta’”.
Mas a história não é bem assim. Como o próprio portal afirmou há onze anos, as falas de Butler são fruto de imaginação. Em uma publicação de 2009, o Movieline contestou, inclusive, erros gramaticais da suposta reportagem.
“Nós nunca soletraríamos uma palavra escrita errado. Quem o faria? Que tal um tablóide britânico ou um pôster da internet cuja tentativa de criar uma entrevista imaginária deixou uma dica gramatical facilmente descoberta?”.
Os jornalistas sempre falam, mas nunca é demais repetir. Checar a informação é vital.