Assine VEJA nas Eleições por apenas 4,00/mês

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

‘É bilionário o tamanho do prejuízo para o setor do turismo no Sul’

Alexandre Gehlen, CEO de rede de hotéis gaúcha, fala dos desafios da retomada após enchentes históricas

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 ago 2024, 10h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Administrador de empresa e hoteleiro com MBA em Gestão Empresarial, Alexandre Gehlen atuou em meios de hospedagem da Áustria e da Alemanha, além da propriedade da família em Gramado, na serra gaúcha, antes de fundar a rede Intercity, empresa que agrega em seu portifólio marcas como Yoo2 e Tru by Hilton. Em conversa com a coluna GENTE, Alexandre fala dos desafios do setor na região sul do país após as enchentes históricas do primeiro semestre.

    Publicidade

    Já é possível falar de retomada do turismo na região gaúcha? O fator decisório para a retomada efetiva é a reabertura do aeroporto de Porto Alegre. Tem que ser uma prioridade para a economia, não só do turismo e eventos, mas do estado como um todo. Quanto aos equipamentos turísticos, tudo já está operacional, principalmente na Serra Gaúcha onde o impacto nos destinos turísticos foi insignificante. Gramado e o Vale dos Vinhedos estão 100% abertos aos turistas. Rotas alternativas foram criadas assim como os acessos tradicionais liberados. Além disso, temos a base aérea de Canoas para voos comerciais. Também estamos com mais voos para a cidade de Caxias do Sul, que fica a 40 minutos de Gramado e 30 minutos de Bento Gonçalves.

    Publicidade

    Qual é o tamanho do prejuízo para o setor do turismo causado pelas enchentes históricas? É bilionário, seja nos ativos privados e públicos, seja na perda de receita e imagem do nosso estado como destino turístico. O Ministério do Turismo lançou uma campanha com foco no RS, assim como entidades, a exemplo do movimento “Supera Turismo”, que foi retomado com foco no Rio Grande do Sul. Outras iniciativas surgiram como o “RSnasce”, entidade sem fins lucrativos com foco na economia do turismo e eventos do estado. Não tenho dúvidas de que o estado sairá dessa fase ainda mais forte, inclusive esse ano teremos versões históricas da Expointer, do Festival de Cinema de Gramado, e o Natal Luz com certeza será o mais impactante de todos. Estamos ansiosos para receber nossos visitantes de volta.

    O que achou das medidas governamentais para a retomada? Acredito que as decisões paliativas tomadas foram rápidas e assertivas dentro do possível, como a operação em Canoas e aumento de fluxo de voos para Caxias do Sul, Florianópolis e Jaguaruna, porém, tudo isso é muito pouco e a malha agregada não chega a 15% da oferta de voos anterior. A solução imediata do Aeroporto Salgado Filho é vital para cessar o prejuízo do setor. O que vemos é um cenário parecido com a pandemia, onde o turismo deu-se de forma mais regional e rodoviário.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    A Intercity, rede de hotéis gaúcha, está entre as 5 maiores do Brasil. Quais são os principais hotéis da rede? Somos uma das maiores operadoras hoteleiras nacionais, com mais de 50 empreendimentos de norte a sul do Brasil, com nossa marca própria Intercity e sob marcas de terceiros, com exclusividade, a exemplo do Yoo2 no Rio, e a marca Tru by Hilton. No Rio Grande do Sul temos dez hotéis, onde oito permanecem operacionais e dois ainda fechados em função das enchentes. O mês de maio foi desafiador, mas atuamos rapidamente, disponibilizando parte do inventário dos hotéis para acomodar voluntários e colaboradores e seus familiares que, assim como boa parte dos gaúchos, ficaram desabrigados.

    Há planos de expansão? Sim. Confirmada a implantação de um hotel de categoria upscale com 365 quartos, conectado com o terminal internacional de Guarulhos, projeto fruto de uma parceria com investidores privados e que tem expectativa de inauguração no início de 2027. Além deste empreendimento, assumimos a operação de um hotel na cidade de Joinville (PR) e temos confirmação para aberturas bob a marca Tru by Hilton, nas cidades de São Paulo e Marechal Candido Rondon (SC).

    Publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.