Como foi a última posse de Trump
Presidente eleito assume a presidência nesta segunda-feira, 20

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltará à Casa Branca nesta segunda-feira, 20, oito anos depois de tomar posse no seu primeiro mandato. Em 2017, uma multidão — estimada entre 300 mil e 600 mil pessoas — se reuniu diante do Capitólio, em Washington, contando com a presença dos ex-presidentes Barack Obama, Bill Clinton, George W. Bush e Jimmy Carter. Após o juramento presidencial, o republicano fez um discurso de cerca de 16 minutos, em tom nacionalista e populista, focando na ideia de “devolver o poder ao povo” americano. No texto, ele falou em acabar com a “carnificina”, prometeu priorizar os interesses dos cidadãos comuns e atacou a política tradicional.
“As vitórias deles não foram suas. Os triunfos deles não foram os seus. Enquanto celebravam na capital da nossa nação, havia pouco a celebrar nas famílias ao redor do país”, declarou ele, prometendo colocar o “EUA em primeiro lugar”. “Precisamos proteger nossas fronteiras das devastações dos outros países fazendo nossos produtos, roubando nossas empresas e destruindo nossos empregos. A proteção vai levar a grande prosperidade e força“, acrescentou, finalizando com o slogan da campanha. “Juntos iremos tornar a América grande novamente”.
Enquanto acontecia a cerimônia, protestos tomaram conta do lado de fora e, em alguns casos, violentos. Lojas e carros foram depredados, incluindo uma limusine, que foi incendiada. Outros manifestantes tentaram montar barricas com o objetivo de impedir que apoiadores chegassem ao evento. Mais de 200 pessoas foram presas.