Como diretora de conteúdo da Netflix tem quebrado paradigmas
Bela Bajaria é uma das únicas mulheres de ascendência indiana em um cargo tão alto
Entre os executivos de mídia mais influentes do mundo, Bela Bajaria, 53, é diretora de conteúdo da plataforma de streaming que definiu o padrão do que a TV se tornou no século 21. Na Netflix, ela supervisiona um orçamento maior do que o produto interno bruto de diversos países, 17 bilhões de dólares para 2024. Bela está no topo de uma pirâmide de centenas de executivos de programação em 27 países que são encarregados de dar sinal verde para séries e filmes em 50 idiomas. Sob o seu comando estão sucessos como Bridgerton, O Gambito da Rainha e Lupin.
Antes de entrar na Netflix, em 2016, para uma função com escopo global e recursos financeiros para encomendar filmes e programas de TV, a executiva criativa passou pela CBS (Columbia Broadcasting System) e pela Universal Television. Na CBS, ela começou como assistente na divisão de filmes para TV em 1996, logo depois de terminar a faculdade na California State University em Long Beach. Seis anos depois, ela era vice-presidente sênior do departamento. Como uma mulher indiana, Bajaria era única entre os executivos de TV nos anos 1990 e início dos anos 2000. Ela orgulhosamente abraçou suas raízes usando saris coloridos em premiações e eventos da indústria.
“O que tem sido divertido é que a cultura da Netflix se move muito rápido. É muito ágil e exige muita agilidade, o que eu adoro. Nenhuma outra empresa tentou programar com essa ambição em tantos gostos, idiomas, culturas e gêneros. E ser capaz de defender contadores de histórias de todos esses outros países em suas próprias vozes e dar acesso a essas histórias em um serviço globalmente é incrível”, disse para a Variety.