Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Como a Inteligência Artificial virou arma de negócios da Globo

Emissora apresentou panorama de tecnologia na Rio Innovation Week

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h45 - Publicado em 6 out 2023, 12h00

Temas como a inovação em conteúdo, o uso de IA em produtos e serviços e o futuro do consumo audiovisual foram o foco do debate da TV Globo nesta quinta-feira, 5, na Rio Innovation Week, no painel Rumo ao Futuro: Como a Globo Usa IA Generativa e outras Inovações para Transformar a Indústria de Mídia.

Estiveram no palco algumas das principais lideranças da empresa na área de tecnologia e inovação e as apresentadoras Gabriela Prioli e Leilane Neubarth, que fizeram a mediação. Com foco no uso da IA na produção de conteúdo, Manoela Zozimo, coordenadora de Dramaturgia Globo, mostrou como a tecnologia pode ser aplicada para agilizar processos e auxiliar os times de desenvolvimento criativo. Um dos destaques no painel foi o tratamento de imagens antigas com uso de IA para a campanha da Copa de 2022, levando ao público a memória de momentos históricos da competição com alta qualidade. “A utilização de Inteligência Artificial nos nossos conteúdos começou há três anos como uma experimentação, mais voltada para a análise de novas ferramentas e um olhar para eficiência”, disse Manoela.

Outro assunto foi a utilização da tecnologia associada aos dados, o que permite não só aprofundar o conhecimento do consumidor, mas principalmente pensar em novas abordagens e formas de relacionamento. “Temos 80 milhões de pessoas assistindo a nossos conteúdos todos os dias, 100 mil conteúdos diariamente, isso gera cerca de 12 milhões de eventos, que são transformados em dados, gerando mais de 2 petabytes armazenados nas nossas bases. Imagina processar esse volume de dados, construir a jornada completa do consumidor com todo esse conhecimento, e disponibilizar para todas as áreas da empresa para que elas possam tomar as decisões de forma segura? Isso é possível com a ajuda IA”, explicou Andressa Maddalena, Head de Estratégia Corporativa, Estratégia e Governança de dados na Globo.

Os rumos do mercado de mídia e o futuro da televisão também estiveram em pauta, com a participação de Ana Eliza, gerente Sênior do Regulatório na Área de Estratégia e Tecnologia da Globo, e Carolina Duca, head do time de Telecom da Globo.

Continua após a publicidade

“O que está sendo proposto na indústria é algo diferente, é a evolução na forma como as pessoas veem televisão, como elas se relacionam com a TV e como podemos gerar novos negócios a partir disso”, comentou Carolina. “A IA vai permitir que ela (a TV) seja personalizada na escala de milhões, mantendo a qualidade e a segurança que são o DNA da Globo”, completou Ana, também acompanhada de Raymundo Barros, diretor de Tecnologia e Estratégia da Globo, falou sobre o papel da Inteligência Artificial para o desenvolvimento do mercado de mídia.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.