Chefões do Globoplay e Amazon: os caminhos da IA no streaming
Manuel Belmar e João Mesquita debatem em evento

Manuel Belmar, chefe de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, responsável, entre outros negócios, pelo Globoplay; e João Mesquita, ex-CEO do Globoplay, que hoje executa campanhas para o lançamento dos produtos Amazon Prime Video na América Latina, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, falaram sobre os caminhos da IA (inteligência artificial) no streaming. Os dois participaram de um debate, no início da semana, no Rio Web Summit.
“Inteligência artificial tem sido uma palavra-chave no terreno da mídia atualmente. A gente tem vivido uma ‘disrupção’ severa na distribuição do nosso negócio. E a inteligência artificial vem mudar também a criação do conteúdo. Vai ser interessante ver esse papel e como criaremos conteúdo por um lado; e por outro, se você pensa que experiência é a chave, como se recomenda, constrói sua interface, no sentido de se conectar com cada um dos brasileiros. Acho que podemos usar bastante a tecnologia nisso. Experiência, criação de conteúdo e distribuição vão ser uma grande coisa nos próximos anos”, disse Manuel.
“Concordo e vou falar um caso específico do uso de IA. Na Amazon distribuímos conteúdos para cerca de 130 línguas pelo mundo. Quando produzimos algo no Brasil, como (a série) Cangaço Novo, temos que decidir quais países têm potencial para ter a dublagem. Legenda é mais fácil e rápida. Mas para dublagem precisamos ter certeza que terá público para aquele país específico. Com IA podemos fazer tudo automaticamente. Sem mencionar o tempo. Porque quando temos algo pronto para ser lançado no Brasil, precisamos de quatro meses para lançar globalmente. Usando novas ferramentas, conseguimos acelerar isso em segundos. E podemos assumir riscos de levar conteúdos brasileiros para todo o mundo, sem grandes custos. São gigantes as oportunidades”, complementou João.