Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

Bolsa Atleta: Delegação Paralímpica do Brasil tem recorde de beneficiários

Dentre os paratletas em Paris, 98% são apoiados pelo programa do governo federal

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 ago 2024, 10h46 - Publicado em 28 ago 2024, 10h00

A partir desta quarta-feira, 28, até 8 de setembro, 276 atletas representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris. Na competição, a delegação brasileira tem um recorde de esportistas beneficiados pelo Bolsa Atleta, programa de incentivo do Ministério do Esporte. Dentre os brasileiros classificados, 271 recebem o benefício, o que equivale a um total de 98%.

Criado em 2004 durante o primeiro mandato de Lula, o Bolsa Atleta é considerado o maior programa de patrocínio esportivo individual do mundo, e busca garantir que atletas olímpicos e paralímpicos possam se dedicar exclusivamente aos treinamentos. Para 2024, a iniciativa atingiu investimento recorde previsto de 162 milhões de reais.

“O Bolsa Atleta é um dos grandes aliados no desenvolvimento do esporte brasileiro. Ainda que muitas modalidades careçam de recursos e investimentos necessários no país, o programa aumenta as possibilidades dos atletas darem continuidade aos seus sonhos, fazendo com que mais talentos possam ser descobertos e formados. A longo prazo, isso tende a contribuir para a evolução do esporte no Brasil”, ressalta Vanessa Pires, CEO e fundadora da Brada, empresa que conecta investidores a projetos de impacto positivo.

Segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), esta é também a maior delegação convocada para uma edição de Paralimpíadas fora do Brasil. A quantidade de atletas paralímpicos que estarão presentes em Paris, inclusive, é a mesma dos esportistas que representaram o país na disputa dos Jogos Olímpicos. O esporte paralímpico brasileiro é uma grande potência. Nas últimas quatro edições de Jogos, o Brasil se manteve no top 10 do quadro de medalhas. Em 2021, foram 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes. O grande objetivo do país neste ano será superar a sétima colocação geral, alcançada duas vezes, em Londres 2012 e Tóquio 2021.

Continua após a publicidade

“O Brasil tem se destacado cada vez mais nas Paralimpíadas, demonstrando a determinação e o talento dos atletas a cada edição. A crescente de conquistas também reflete a excelência do trabalho realizado pelo Comitê Paralímpico em seu centro de treinamento, que se aprimora a cada ciclo e tem sido determinante para elevar os níveis de competitividade desses atletas”, diz Flávia Magalhães, médica que possui mais de 20 anos de carreira no esporte e atuou nos Jogos Olímpicos de 2016.

O atletismo será o carro-chefe da delegação brasileira em Paris. Esta é a modalidade em que o país obteve mais conquistas na história dos Jogos Paralímpicos. Ao todo, já foram alcançadas 170 medalhas, somando os pódios das provas nas pistas e no campo, sendo 48 de ouro, 70 de prata e 52 de bronze.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.