As quatro lições positivas de ‘Dona de Mim’ e ‘Garota do Momento’
Novelas das 6 e 7 da Globo têm sido sucesso de audiência

Dona de Mim e Garota do Momento têm conquistado o público. Enquanto a das 6 cresceu em audiência ao longo dos meses, a da faixa das 7 já se mostra um fenômeno ao ganhar a atenção dos telespectadores em poucas semanas no ar. Texto cativante, narrativa bem conduzida, elenco de peso… São diversas as qualidades que as tramas já deixam como lições positivas para a teledramaturgia. A coluna GENTE reuniu quatro características que as duas têm em comum.
Enredo. Os textos escritos por Alessandra Poggi e Rosane Svartman apresentam a fórmula de um bom folhetim, com conflitos familiares e romance. Garota do Momento equilibra o drama das personagens com a delicadeza na narrativa, estratégico para atrair o público mais conservador. Dona de Mim, por sua vez, aborda temas mais complexos, como aborto e relações conflituosas, construídos no tom leve característico do horário.
Força feminina. Ambas as histórias trazem mulheres complexas, que representam diferentes lados da sociedade. Como Clarice em Garota do Momento, Carol Castro se destaca em seu melhor papel na televisão até o momento. Duda Santos mostra, mais uma vez, o seu potencial na atuação na amorosa Beatriz. Sem falar em Lilia Cabral e Letícia Colin, que sabem conduzir antagonistas como poucas. Já em Dona de Mim, temos Clara Moneke equilibrando de maneira cativante o drama e humor, Cláudia Abreu nos presenteando com sua volta às novelas ao interpretar Filipa e suas batalhas internas. E ainda tivemos o prazer de rever Camila Pitanga na televisão aberta. Apesar da rara aparição, ela imprime a força de uma mãe que entrega, pouco antes de sua morte, a filha para o empresário Abel (Tony Ramos) criar.
Geração Z. As duas produções chamam a atenção dos mais jovens por diferentes motivos. A novela das 6, por exemplo, tem Maísa em seu elenco, artistas que muitos acompanharam desde a infância em programas no SBT. Enquanto isso, às 19h, a trama traz o rap – incluindo o rapper L7nnon entre os atores – e a luta como esporte.
Estilo. A novela de Poggi traz a nostalgia em uma novela de época e sua moda, cenário e diálogos. Por outro lado, Svartman aproxima diferentes classes sociais ao sair da zona sul, retratada durante anos nas novelas da Globo, e entrar no cotidiano das famílias do subúrbio. Um acerto de Vai na Fé que se repete com sucesso em Dona de Mim.
Leia também: O que em comum nas mocinhas em novelas de Rosane Svartman