O grave incêndio que atingiu o pavilhão central onde ocorrem as negociações na COP30, na tarde desta quinta-feira, 20, ganhou rápida repercussão internacional, nesta quinta-feira, 20. O francês Le Figaro destacou que milhares de pessoas foram evacuadas e que bombeiros foram enviados ao local. Já o americano Barron’s afirmou que participantes correram “em pânico” até as saídas. As chamas já foram controladas, mas ainda não se sabe a causa do incêndio.
O The Guardian realçou o ocorrido na cobertura em tempo real da convenção, com destaque no portal. “Em áreas mais distantes do incêndio, alarmes interromperam as discussões da tarde, enquanto os participantes eram solicitados a deixar o local. A fumaça que saía das estruturas temporárias podia ser vista pelas multidões de pessoas que evacuaram o local”, escreveu o veículo.
O El País relatou que o fogo começou em uma área próxima aos escritórios espanhóis, deixando um forte cheiro de fumaça. Na Colômbia, o Caracol Radio ressaltou que os agentes de segurança isolaram a área rapidamente e que a equipe da ONU tentou “lidar com a emergência usando extintores de incêndio para tentar conter o fogo”.





