Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios
Continua após publicidade

A nova concorrente da Globo que a assusta mais do que a Record

Mauro Alencar, consultor e doutor em teledramaturgia pela USP, diz a VEJA por que o streaming ameaça a hegemonia da emissora carioca

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jul 2022, 12h34 - Publicado em 30 jun 2022, 08h00

Quais os novos rumos da TV aberta diante da mudança de hábito do consumidor brasileiro? Essa é a pergunta que profissionais da área mais têm feito nos últimos tempos, na tentativa de antecipar tendências do mercado audiovisual. Para o pesquisador Mauro Alencar, 60 anos, doutor em teledramaturgia pela USP, professor de pós-graduação no Centro Universitário Belas Artes e por décadas consultor da TV Globo, a hegemonia da emissora está com os dias contados, diante do avanço das empresas de streaming, principalmente na formação de novos telespectadores. Recentemente, Alencar contou a VEJA que doou todo seu rico acervo de teledramaturgia para uma universidade em São Paulo. A seguir, trechos do bate-papo com Alencar, autor do livro A Hollywood brasileira – panorama da telenovela no Brasil:

USO DA MEMÓRIA

“Ninguém liga mais para nada! Acho lamentável o que estão fazendo com a memória no país. Não aprendemos com os Estados Unidos. Os grandes parques da Disney, por exemplo, alimentam a memória da população, é algo fenomenal. As memórias histórica e afetiva fomentam a economia criativa. Os americanos criaram a radionovela, as séries, a indústria do entretenimento, tudo baseado em memória. Você vai a um parque para cultivar a memória afetiva de filmes”.

EFEITOS DO STREAMING

“A TV hoje está toda fragmentada, é resultado direto do que o streaming está provocando no mercado audiovisual. A novela enquanto gênero ainda vai permanecer por um bom tempo, mas se adaptando de outras maneiras, mais atenta à pluralidade do gosto do público”.

FIM DA HEGEMONIA

“A mensagem de massa não existe mais. Irmãos coragem é o Brasil de ponta a ponta. A nova versão de Pantanal, não, ainda que tenha grande audiência e enorme repercussão. A Globo não vai perder hegemonia para a TV Record ou o SBT, está perdendo para o streaming. Dia desses estava no Rio, parei para comprar um biscoito numa banca, e o rapaz me perguntou se eu não queria levar mais um pacote para comer enquanto vejo alguma série da Netflix. É disso que estou falando. Há uma mudança comportamental em curso”.

NOVOS TEMPOS

Continua após a publicidade

“Hoje cada um vê sua novela da forma que quer, onde quer. E pensar que em 1964/ 1965, milhares se reuniram no estádio do Maracanãzinho, no Rio, e o Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para assistir ao último capítulo da novela O direito de nascer, das já extintas TV Tupi e TV Rio”.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.