Se mantiver a vantagem atual sobre o presidente Jair Bolsonaro em São Paulo e Minas Gerais, o ex-presidente Lula da Silva tem chances reais de vencer a eleição já no primeiro turno, em 2 de outubro. As pesquisas das intenções de voto divulgadas nesta semana pelo Datafolha, mostram uma vantagem de quase 20 pontos percentuais de Lula sobre Bolsonaro em São Paulo e Minas Gerais e de 9 pontos percentuais no Rio de Janeiro.
Com todas as pesquisas mostrando Lula vencendo com folga no Nordeste e Bolsonaro com vantagem no Centro-Oeste e força no Sul, São Paulo e Minas podem resolver a questão a favor do ex-presidente. São Paulo, Minas e Rio de Janeiro têm 40% dos votos e é chamado de o ‘triângulo das Bermudas’ da eleição. Até 2018, o PT sempre vencia no Rio, enquanto o PSDB vencia em São Paulo. A disputa acabava sendo resolvida pelos eleitores de Minas Gerais.
As pesquisas Datafolha foram feitas antes do anúncio do reajuste do Auxílio Brasil, que ainda precisa ser votado na Câmara e só deve chegar ao bolso dos eleitores entre o final de julho e o início de agosto.
Compare os resultados em votos válidos, excluindo os eleitores que se dizem indecisos ou que vão votar nulo e branco:
São Paulo (86% de votos válidos)
Lula 50%
Bolsonaro 31%
Outros 19%
Rio (89% de votos válidos)
Lula 47%
Bolsonaro 38%
Outros 15%
Brasil
Lula 53%
Bolsonaro 32%
Outros 15%
Minas (91% de votos válidos)
Lula 53%
Bolsonaro 31%
Outros 16%
Bolsonaro venceu em São Paulo, Minas e Rio de Janeiro tem em 2018, mas agora é campeão de rejeição nos três estados. Compare:
São Paulo
Bolsonaro 56%
Lula 43%
Rio de Janeiro
Bolsonaro 52%
Lula 42%
Minas Gerais
Bolsonaro 55%
Lula 36%
Brasil
Bolsonaro 55%
Lula 35%
Sem um candidato forte em Minas, com um palanque desfalcado em São Paulo e perdendo até no seu domicílio eleitoral, Bolsonaro tem 90 dias para mudar toda a campanha.