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Thomas Traumann Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)
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Para onde aponta a curva das pesquisas

Em votos válidos, Lula tem em média 10 pontos percentuais acima de Bolsonaro, mas ainda não vence no primeiro turno

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 set 2022, 10h17
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  • Recapitulando as pesquisas da semana para discutir o que vem nesta reta final (votos válidos):

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    FSB/BTG
    Campo: 9/11
    Lula: 43,6%
    Bolsonaro: 37,2%
    Distância pró-Lula – 6,4 pp 

    IPEC/TVGlobo
    Campo: 9/11
    Lula: 51,1%
    Bolsonaro: 34,4%
    Distância 16,7 pp 

    Genial/Quaest
    Campo: 10/13
    Lula: 47,2%
    Bolsonaro: 38,2%
    Distância 9 pp 

    PoderData/Poder360
    Campo: 11/13
    Lula: 45%
    Bolsonaro: 39%
    Distância 6 pp 

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    Datafolha/TVGlobo
    Campo: 13/15
    Lula: 47,8%
    Bolsonaro: 35,1%
    Distância 12,7 pp 

    Ipespe/Abrapel
    Campo: 14/16 setembro
    Lula: 47,8%
    Bolsonaro: 37,2%
    Distância pró-Lula- 10,6 pontos percentuais

     

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    As diferença média em votos totais dessas pesquisas está em 10,2 pontos percentuais pró-Lula. A distância era de 10,4% na semana anterior e 10,8% na outra. É uma curva, mas ainda não sei se é uma tendência. Prefiro ser cauteloso.

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    Apenas o IPEC dá Lula numericamente acima de 50%

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    Comparando com as pesquisas anteriores das mesmas empresas, temos apenas oscilações na margem de erro. Lula para baixo: FSB, Quaest, PoderData, Datafolha; Lula para cima: IPEC;  Bolsonaro para cima: Ipespe, Quaest; Bolsonaro para baixo: Datafolha.

    Esta variação apenas dentro da margem de erro mostra como o voto está consolidado. Tivemos pagamento do Auxílio Brasil para quase 22 milhões de famílias, as sabatinas do Jornal Nacional, o debate da Band, as manifestações do 7 de Setembro e, ao final, Bolsonaro só oscilou. 

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    Oito de cada 10 eleitores diz ter certeza do voto, o que não significa que os outros 2 ao final decidam mudar de voto. O mercado de votos é pequeno, provavelmente menos de 10%. É suficiente, porém, para decidir a eleição, mas será preciso algo mais forte do que os ingredientes usados até agora. 

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