Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Thomas Traumann

Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Thomas Traumann é jornalista e consultor de risco político. Foi ministro de Comunicação Social e autor dos livros 'O Pior Emprego do Mundo' (sobre ministros da Fazenda) e 'Biografia do Abismo' (sobre polarização política, em parceria com Felipe Nunes)
Continua após publicidade

Os números do mês decisivo

IPEC, Datafolha, Quaest e PoderData farão pesquisas todas as semanas até a eleição

Por Thomas Traumann Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 4 set 2022, 13h23
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Faltando menos de um mês para as eleições, as empresas Ipec (antigo Ibope), Datafolha, Genial/Quaest e PoderData vão divulgar pesquisas todas as semanas. O Ipec será sempre divulgado nas segundas-feiras no Jornal Nacional. Genial/Quaest e PoderData nas quartas. O Datafolha será divulgado nas quintas-feiras, exceto nesta semana que em função das manifestações do Sete de Setembro será anunciado no final da tarde de sexta-feira.

    No primeiro mês de campanha, as pesquisas mostraram algumas tendências:

    · Lula da Silva (PT) segue líder, mas parece ter alcançado o seu teto e agora oscila para baixo. As possibilidades de vitória no primeiro turno diminuíram. A tática petista de jogar parado parou de funcionar.

    · Jair Bolsonaro (PL) tem subido menos do que até seus adversários esperavam. A aprovação ao governo, no entanto, vem crescendo de forma gradual e historicamente este movimento antecipa um aumento nos índices do candidato.

    · Ciro Gomes (PDT) mostrou resiliência do seu eleitorado, mesmo sob a pressão do voto útil no primeiro turno. O bom desempenho no Jornal Nacional e no debate da Band aumentaram a certeza dos eleitores em votar nele

    Continua após a publicidade

    · Simone Tebet (MDB) foi a candidata que mais se beneficiou da exposição na TV. Tende a crescer, especialmente no estado de São Paulo, onde o sentimento nem-Bolsonaro-nem-Lula é o mais forte do país.

    As manifestações do Sete de Setembro serão o ponto de virada neste último mês do primeiro turno. Se elas repetirem o tom pró-intervenção no STF do ano passado, pode haver um efeito rebote para tentar derrotar Bolsonaro no primeiro turno. Se forem grandes, mas pacíficas vão impulsionar Bolsonaro e manter o segundo turno em aberto. Se fracassarem, bolsonaristas menos radicais vão se deslocar para Simone Tebet e, sem a ameaça visível de um golpe militar, alguns lulistas podem se encaminhar para Ciro Gomes.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.