O que Bolsonaro e Lula merecem, segundo os eleitores
Pesquisa mostra quem acha que Lula deve voltar ao poder e quantos acham que Bolsonaro deve ficar no Planalto

Para tentar entender o impasse das eleições, é recomendável ouvir as respostas à duas perguntas da última pesquisa Quaest:
Jair Bolsonaro merece um segundo mandato?
Sim 36%
Não 61%
Lula da Silva merece voltar ao poder?
Sim 54%
Não 43%
Vai ganhar a eleição quem resolver essas duas variáveis. As pesquisas eleitorais mostram Bolsonaro crescendo de forma sustentável desde janeiro, quase garantindo seu lugar no segundo turno. Mas a partir daí, a derrota hoje parece certa. Pela mesma Quaest, num segundo turno Lula venceria por 55% a 34%. A pesquisa mostrou que 61% dos brasileiros dizem que nunca votariam em Bolsonaro.
Bolsonaro vai gastar o que poder e o que não puder no seu pacote de bondades nos próximos meses e reforçar a ordem unida sobre os candidatos a governador e deputados nos Estados. A força da máquina federal e das campanhas nos estados dará impulso a Bolsonaro até o final da campanha…
Mas não basta.
Bolsonaro passou os últimos três anos governando apenas para os seus eleitores. Ele criou uma relação de fidelidade e engajamento inédita que permitiu ao seu governo sobreviver à pandemia de Covid, à tentativa de intervenção no STF e à volta da inflação. As pesquisas indicam que esse apoio o coloca bem à frente do terceiro candidato nas eleições de outubro, mas joga contra ele quando chega ao segundo turno. Bolsonaro governou para um terço da população. É amador achar que ele vai chegar aos 51% apenas reciclando o discurso antipetista, anticomunista e antipoliticamente correto. Isso funcionou em 2018 quando Bolsonaro era oposição e podia culpar o PT pela estagnação econômica, mas em 2022 depois de quatro anos na Presidência e a inflação é o pesadelo diário.
As declarações de Lula na semana passada não foram equivocadas apenas pelo seu conteúdo, mas pela forma displicente como o candidato citou decisões que poderá ter de encarar se for eleito, como tornar o aborto uma política de saúde (algo que o PT não fez nos 13 anos de poder) ou retirar os 8 mil militares com cargos em comissão de funções civis. Lula é o favorito, mas é um erro desconhecer que 43% da população acha que ele não merece voltar ao poder.
Um alerta sobre a vantagem lulista pode ser medida em outra pergunta da Quaest:
Nas eleições, você prefere que vença
Lula 46% (+ 2 pontos desde março)
Bolsonaro 35% (+ 5 pontos desde março)
Nem-Bolsonaro-Nem-Lula 19% (- 6 pontos desde março)
O quadro mostra que o eleitor está afunilando as suas opções entre Bolsonaro e Lula e que os eleitores do Nem-Nem vão decidir quem leva. Segundo a Quaest, enquanto 70% dos eleitores de Bolsonaro e Lula tem certeza da escolha, entre os Nem-Nem 66% admitem que podem ainda mudar seus votos.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)