“Spooks”, que no Brasil também é conhecida pelo título em português de “Dupla Identidade”, encerrará sua produção com a décima temporada, que irá ao ar na Inglaterra em setembro.
A decisão foi tomada pela produtora, a Kudos Films Television, que tem a intenção de finalizar série enquanto ela ainda está em seu auge.
Atualmente “Spooks” vem mantendo a média de seis milhões de telespectadores por temporada. Um número um pouco abaixo da audiência registrada em 2002, quando a série estreou conquistando a média de 7.5 milhões de telespectadores ao longo da exibição de seis episódios produzidos.
No elenco original estavam os atores Matthew Macfadyen, Keeley Hawes, David Oyelowo, Jenny Agutter e Peter Firth. Ao longo dos anos, a composição do elenco foi mudando, sobrando apenas Firth.
A série gira em torno das atividades de agentes do MI5 no combate ao terrorismo. Em seu último ano, “Spooks” irá explorar o passado de Harry (Firth) e sua relação com Ruth (Nicola Walker), que será visto em flashbacks. A produção não informa se algum dos atores que já passaram pelo elenco fixo da série irá retornar para uma despedida.
Em declaração ao jornal The Guardian, Jane Featherstone, produtora executiva da série e chefe de produção da Kudos, disse que “apesar de ser muito tentador continuar produzindo Spooks, venho há algum tempo conversando com nossos parceiros na BBC sobre encerrar a produção. Os personagens Harry e Ruth se transformaram no foco principal desta última temporada. Assim, seguimos esse caminho, apresentando suas histórias e acredito que eles mesmos nos trouxeram ao fim natural da trama”.
Segundo Featherstone, a BBC ainda tentou convencê-los a mudar de ideia, mas a produtora acredita que a série já atingiu seu limite.
Criada por David Wolstencroft, “Spooks” chegou a gerar uma spinoff, que estreou em 2008 com o título de “Code 9″. No entanto, não foi bem recebida pela crítica ou pelo público, sendo cancelada com apenas uma temporada de seis episódios produzidos.
A décima temporada terá seis episódios. No elenco também estão Lara Pulver, Geoffrey Streatfield, Alice Krige, Jonathan Hyde, Max Brown, Shazad Latif e Simon Russell Beale, além de Firth e Walker.