PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Por Onde Anda Richard Dawson?

Quem cresceu nos anos de 1960 e 1970 vai se lembrar da série “Guerra, Sombra e Água Fresca/ Hogan’s Heroes“, sitcom que fazia uma sátira a um campo de prisioneiros durante a 2ª Guerra Mundial. A produção, que originalmente foi desenvolvida para ser uma comédia sobre o sistema penitenciário americano, mudou o foco quando a […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 5 jun 2024, 17h37 - Publicado em 26 nov 2011, 14h24

Richard Dawson no início da década de 1960

Quem cresceu nos anos de 1960 e 1970 vai se lembrar da série Guerra, Sombra e Água Fresca/ Hogan’s Heroes“, sitcom que fazia uma sátira a um campo de prisioneiros durante a 2ª Guerra Mundial.

A produção, que originalmente foi desenvolvida para ser uma comédia sobre o sistema penitenciário americano, mudou o foco quando a rede CBS não conseguiu atrair o interesse dos anunciantes. Estes se negavam a patrocinar uma série sobre prisioneiros mais inteligentes que a polícia e que, indiretamente, mantinham o comando de uma cadeia.

Assim, os produtores alteraram o ambiente, levando a história a ser situada em um campo de prisioneiros aliados do 3º Reich.

Continua após a publicidade

Com isso, a série se aproximou dos filmes “Inferno Nº17/Stalag 17″, de 1953, com William Holden, e de “Coragem é a Senha/The Password is Courage”, de 1962, com Dirk Bogarde, chegando a ser acusada de plágio. Mas, independentemente das referências, “Guerra, Sombra e Água Fresca” ganhou vida própria, sendo produzida entre 1965 e 1971.

A história acompanhava a rotina de um grupo aliados que, voluntariamente, se torna prisioneiro no campo 13, comandado pelo ‘implacável’ Coronel Klink e seu assistente, o Sargento Schultz, aquele que não sabe nada e não vê nada, garantindo assim distância dos problemas e da guerra. O grupo de aliados, comandado pelo Coronel Hogan, tem como missão auxiliar militares, cientistas, agentes e desertores, que utilizam o Campo 13 como rota de fuga da Alemanha.

Além do elaborado sistema de túneis, localizado abaixo do campo de prisioneiros, o grupo também mantém escutas e outros sistemas de espionagem que são utilizados bem abaixo dos ‘narizes dos boches’. Sem desconfiar de nada, Klink bate no peito proclamando com orgulho que ‘ninguém jamais escapou do campo 13′. O que de certa forma é verdade: (quase) nenhum prisioneiro escapou.

Continua após a publicidade

Richard Dawson como Newkirk em “Guerra, Sombra e Água Fresca”

Richard Dawson interpretava na série o prisioneiro Peter Newkirk, um Cabo britânico ‘bom de bico’, expert em jogos de azar. Ele também era um hábil batedor de carteiras, arrombador de cofres e imitador de vozes, capaz de personificar quem ele quisesse.

Alfaiate por profissão, ele era responsável por fazer os uniformes nazistas que normalmente eram utilizados nas missões do grupo.

Dawson nasceu Colin Lionel Emm, no dia 20 de novembro de 1932, em Gosport, Inglaterra, filho de um motorista americano e uma funcionária inglesa que trabalhava em uma fábrica.

Continua após a publicidade

Aos 14 anos de idade fugiu de casa para entrar na Marinha Mercante. Neste período, se tornou boxeador amador. De volta à Inglaterra, trabalhou como garçom e ator amador. Fazendo parte de um grupo de comediantes que se apresentava em qualquer lugar, Colin adotou o nome artístico de Dickie Dawson, o qual foi mais tarde trocado para Richard Dawson.

Nesta época, conheceu Diana Dors, atriz inglesa que fazia uma turnê com seu show de cabaret, “The Diana Dors Show”. Escrevendo esquetes para o show, Dawson e Dors acabaram se envolvendo, levando a atriz a se divorciar do ator Tommy Yardle. Os dois se casaram em 1959, levando Dawson a se mudar para os EUA, onde Diana mantinha sua carreira.

Nos EUA, Dawson se apresentou em night clubes como stand-up comedian e começou a fazer trabalhos na TV, com participações em episódios de séries como “Alfred Hitchcock Apresenta”, “Comédias Dick Van Dyke” e “Quinta Dimensão”.

Em 1965 ele foi visto pelo produtor Ed Feldman no filme “O Rei de um Inferno/King Rat”, produção situada durante a 2ª Guerra Mundial. Dawson foi chamado por Feldman para fazer testes para o papel do Coronel Hogan, em “Guerra, Sombra e Água Fresca”. O resultado não agradou Feldman, mas o produtor não desistiu do ator. Ao invés de Hogan, Dawson ficou com o papel de Newkirk.

Com o fim da série, Dawson passou a frequentar o circuito de participações especiais em séries e game shows. Ele esteve em episódios de “O Jogo Perigoso do Amor/Love American Style”, “A Ilha da Fantasia”, “Um Estranho Casal/The Odd Couple”, “Casal McMillan” e em “The New Dick Van Dyke Show”. Mas foi no mundo dos game shows que Dawson fez seu nome.

Continua após a publicidade

Ele já fazia participações nesse tipo de programa quando “Guerra, Sombra e Água Fresca” ainda estava em produção. Em 1973, ele foi convidado a ser painelista do programa “Match Game”. Dawson ficou com o programa ao longo de, pelo menos, quatro anos. Em 1976 os produtores de um novo programa começaram a fazer testes para selecionar o apresentador do “Family Feud”, game show que apresentaria famílias competindo entre si. Dawson ganhou o emprego transformando o programa em um dos mais populares da história da televisão americana.

Richard Dawson em 2011, aos 80 anos, em entrevista ao Archive of American Television

Dawson foi apresentador do “Family Feud” entre 1976 e 1985. Período no qual o sucesso lhe subiu à cabeça. Ganhando fama de intratável, ele foi perdendo seus contatos e amigos em Hollywood. Quando “Family Feud” voltou a ser produzido em 1988, os produtores decidiram contratar outro apresentador: Ray Combs, que ficou com o programa até 1992.

Continua após a publicidade

Quando o produtor do programa morreu, os substitutos tentaram elevar a audiência trazendo Dawson de volta em 1994. Mas o “Family Feud”, acabou sendo cancelado em 1995. Com isso, Dawson afastou-se definitivamente da carreira, aposentando-se.

Além de seu trabalho com o “Family Feud”, seu último trabalho foi com o filme “O Sobrevivente/The Running Man”, filme de 1987 com Arnold Schwarzenegger, no qual interpretou o apresentador de um game show.

Depois de dois filhos, Mark e Gary, e nove anos de união, Dawson e Diana Dors se divorciaram em 1967. O ator voltaria a se casar em 1991, desta vez com Gretchen Johnson, que ele conhecera em 1981 quando ela participou do programa “Family Feud”. Os dois tiveram uma filha, Shannon Nicole, e permanecem casados até hoje.
Fernanda Furquim: @Fer_Furquim

Cliquem nas duas primeiras fotos para ampliar. Abaixo, cena de “Guerra, Sombra e Água Fresca”:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=r0HFG0O-XyI&w=620&h=315%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.