O reencontro dos atores de ‘Os Pioneiros’
Em setembro, a série Os Pioneiros/Little House on the Prairie celebrará quarenta anos de sua produção. Antecipando o evento, os atores que estrelaram este clássico da TV americana se reencontraram no programa Today Show da rede NBC. Segundo Karen Grassle, que interpretou Caroline Ingalls, esta é a primeira vez que ela e suas ‘três filhas’ […]
Em setembro, a série Os Pioneiros/Little House on the Prairie celebrará quarenta anos de sua produção. Antecipando o evento, os atores que estrelaram este clássico da TV americana se reencontraram no programa Today Show da rede NBC. Segundo Karen Grassle, que interpretou Caroline Ingalls, esta é a primeira vez que ela e suas ‘três filhas’ se encontram desde a morte de Michael Landon em 1991.
Produzida entre 1974 e 1983, Os Pioneiros é uma adaptação da obra biográfica de Laura Ingalls Wilder. Ao longo de nove temporadas, a série apresentou a luta da família Ingalls para sobreviver aos problemas econômicos, sociais e ambientais do final dos anos de 1800. Vivendo na pequena comunidade de Walnut Grove, Minnesota, Charles Ingalls (Landon), sua esposa Caroline (Grassle) e suas filhas Mary (Melissa Sue Anderson), Laura (Melissa Gilbert) e Carrie (as gêmeas Lindsay e Sidney Greenbush) conviviam com os demais moradores e seus problemas.
Na cidade viviam Nels Oleson (Richard Bull, falecido em fevereiro), o dono da mercearia, casado com a ‘língua de cobra’ Harriet (Katherine MacGregor), com quem tinha dois filhos, Nellie (Alison Arngrim), que seguia os passos da mãe, e Willie (Jonathan Gilbert, irmão adotivo de Melissa na vida real).
Durante a produção, o casal Ingalls teve mais uma filha, Grace (as gêmeas Wendi e Brenda Turnbaugh, que não compareceram ao encontro) e adotaram os órfãos Albert (Matthew Labyorteaux), James (Jason Bateman, de Arrested Development) e Cassandra (Missy Frances).
Ao longo de nove anos, as crianças cresceram, o que levou a série a mudar de rumo. Se antes ela era centrada nos problemas da infância e da pré-adolescência, a partir da sexta temporada, o público começou a acompanhar os relacionamentos de Mary e Laura. A filha mais velha de Jonathan ficou cega e precisou ser enviada a uma escola especial em outra cidade. Lá ela conheceu o professor Adam (Linwood Boomer, criador da série Malcolm in the Middle), também cego, com quem se casou. Laura conheceu o fazendeiro Almanzo (Dean Butler), com quem ela se casa mais tarde.
O contínuo sucesso da série com as reprises gerou uma versão musical para o teatro, na qual Gilbert interpretou a mãe Caroline. Atualmente, uma versão cinematográfica está sendo desenvolvida pela Sony, com roteiro de Abi Morgan (The Hour) e David Gordon Green(Eastbound & Down).
Aos 72 anos de idade, Karen Grassle continua atuando. Seus trabalhos mais recentes são os filmes Tales of Everyday Magic e My Greatest Teacher, ambos de 2012. A atriz também está ativa no teatro, onde seu trabalho mais recente foi a montagem de John Grabriel Borkman, em 2010. Grassle também tem contrato com a Premier Bathrooms, com a qual divulga produtos voltados para pessoas da terceira idade.
Em 2010, Melissa Sue Anderson lançou sua autobiografia, com o título de The Way I See It – A Look Back at My Life on Little House, na qual ela descreve a época em que trabalhou na série. Casada com o roteirista e escritor Michael Sloan, com quem tem dois filhos, Piper e Griffin, Melissa está afastada da carreira, fazendo trabalhos esporádicos. Ela vive com a família em Montreal, Canadá. A atriz está com 51 anos.
Além de atuar no musical de Os Pioneiros, entre 2009 e 2010, Melissa Gilbert, atualmente com 49 anos, participou recentemente do programa Dancing With the Stars. Ex-presidente do Screen Actors Guild, por dois mandatos, Melissa revelou em sua autobiografia, Prairie Tale: a Memoir, que lutou durante anos contra a dependência do álcool e das drogas e, em 2010, ela passou por uma cirurgia na coluna. Divorciada duas vezes, a primeira do ator Bo Brikman, com quem teve o filho Dakota Paul; e a segunda do ator Bruce Boxleitner, com quem também teve um filho, batizado com o nome de Michael em homenagem a Landon, Melissa está casada com o ator Timothy Busfield. A atriz vive com a família em Howell, Michigan.
Filhas do ator Billy Green Bush, as gêmeas Lindsay e Sydney tentaram manter suas carreiras após a produção de Os Pioneiros. Mas, apesar de alguns trabalhos esporádicos em filmes, séries e comerciais, elas acabaram se afastando da profissão de atriz. Lindsay é treinadora de cavalos e Sydney participa de rodeios. Em 2009, o marido de Sydney, o veterinário William Foster, se suicidou quando ela decidiu pedir o divórcio. As gêmeas estão com 43 anos de idade.
Na época em que a série era produzida, Alison Arngrim sofreu nas mãos dos fãs, que não conseguiam separar a personagem da atriz. Interpretando a malvada e invejosa Nellie, Alison só ‘encontrou a paz’, nos últimos anos, quando o público começou a aceitar e até a amar os vilões de seriados.
Em 2010, ela revelou em sua autobiografia ter sido molestada por seu irmão, o também ator Stefan Arngrim (Terra de Gigantes), que começou a ter relações com ela quando Alison tinha seis anos de idade, terminando quando ela fez onze anos e entrou para o elenco de Os Pioneiros. Atualmente, Stefan vive no Canadá e Alison em Los Angeles, onde ela trabalha como stand-up comedian e com organizações que realizam trabalhos de conscientização da AIDS. A atriz está com 52 anos.
Aos 57 anos, Dean Butler continua trabalhando como ator. Ele é casado com a atriz Katherine Cannon (Barrados no Baile, Matlock). Já o ator Matthew Labyorteaux, que está com 47 anos de idade, atua como dublador. Ele também trabalha com sua Fundação, a Youth Rescue Fund, fundada em 1992, que ajuda adolescentes em crise.
Para aqueles que estiverem com saudades da série, ou quiserem conhecê-la, ela está sendo exibida pelo canal TCM de segunda a sexta-feira, às 12h30.
Cliquem nas duas últimas fotos para ampliar.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BjwyDN_AZmM&w=620&h=330%5D