Após oito meses operando no Brasil, o site Netflix, que oferece streamings de produções nacionais e estrangeiras na internet, incluiu em seu catálogo séries antigas com a estreia de As Panteras, produzida entre 1976 e 1981, com um total de 110 episódios. Talvez com exceção da mexicana Chaves, as séries mais antigas disponíveis no Netflix eram produções da década de 1980 e, mesmo assim, bem escassas.
Para os nostálgicos e fãs de séries clássicas, abandonados pela televisão e pelas distribuidoras de DVD, ao menos no Brasil, o Netflix não tem sido uma opção. Assim, o público que prefere rever ou conhecer os seriados produzidos antes da década de 1980 ainda precisa recorrer a colecionadores e ao mercado internacional.
O site não informa se As Panteras será a primeira de uma lista de novas aquisições de seriados antigos, mas para quem gosta, fica aqui o aviso: o Netflix disponibiliza as cinco temporadas completas com opção de áudio em inglês com legendas e (infelizmente) redublada no áudio em português.
Produzida por Aaron Spelling, As Panteras/Charlie’s Angels foi um grande sucesso de audiência a despeito das críticas que recebeu em relação à qualidade de seus roteiros. Buscando explorar a beleza e o glamour de suas jovens protagonistas, a série contribuiu para que novas produções estreladas por personagens femininas, especialmente no gênero aventura policial, surgissem.
Sabrina (Kate Jackson), Kelly (Jaclyn Smith), Jill (Farrah Fawcett) e posteriormente Chris (Cheryl Ladd), Tiffany (Shelley Hack) e Julie (Tanya Roberts), eram as garotas de Charlie, um milionário que tinha uma agência de detetives gerenciada por Bosley (David Doyle).
Outra produção da década de 1970 que o Netflix começou a apresentar é menos conhecida do grande público brasileiro. Tendo estreado por aqui na década de 1990 pelo canal a cabo Eurochannel, Criaturas Grandes e Pequenas/All Creature Great and Small é uma adaptação da obra de James Herriott, pseudônimo de James Alfred Wight, um veterinário que se formou na década de 1930 e exerceu sua profissão até os anos de 1980.
Na década de 1960 ele começou a publicar livros com histórias ficcionais, tendo como base suas experiências profissionais e casos que tratou. Ao todo são 23 livros que serviram de referência para a série, a qual foi produzida na Inglaterra pela BBC1 entre 1978 e 1990.
Estrelada por Christopher Timothy, a história apresenta a vida e o trabalho de James, que na década de 1930 exerce sua profissão em uma comunidade rural.A série encerrou sua produção após três temporadas, com a história finalizando quando alguns dos personagens partem para a 2ª Guerra Mundial.
Em 1983 e em 1985 foram produzidos especiais natalinos retratando a vida da comunidade após o conflito. Entre 1988 e 1990 foram produzidas mais quatro temporadas, as quais trouxeram roteiros originais. A série encerrou com um especial de natal exibido em dezembro de 1990.
Ao todo, Criaturas Grandes e Pequenas teve 90 episódios produzidos, mas o site oferece apenas a primeira temporada com treze episódios, em sua versão original com legendas, sem opção de áudio em português.
Por curiosidade, em 2011 a BBC apresentou uma minissérie que retratou o período inicial da carreira do veterinário, a qual recebeu o título de Young James Herriott.