Chegou o 4.4: VEJA por apenas 4,40
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Michael Tolan (1925-2011)

Ator de teatro, cinema e TV, Michael Tolan faleceu no dia 31 de janeiro, aos 85 anos, vítima de problemas cardíacos e falha renal. Nascido Seymour Tuchow no dia 27 de novembro de 1925, em Detroit, Michigan, mudou-se para Nova Iorque onde começou a estudar arte dramática com Stella Adler. Mais tarde, completou seus estudos […]

Por Fernanda Furquim 5 fev 2011, 17h08 • Atualizado em 5 jun 2024, 18h30
  • Ator de teatro, cinema e TV, Michael Tolan faleceu no dia 31 de janeiro, aos 85 anos, vítima de problemas cardíacos e falha renal.

    Nascido Seymour Tuchow no dia 27 de novembro de 1925, em Detroit, Michigan, mudou-se para Nova Iorque onde começou a estudar arte dramática com Stella Adler. Mais tarde, completou seus estudos na Stanford University.

    Inicialmente utilizando o nome de Lawrence Tolan, o ator estreou no cinema em 1951 com o filme “Um Preço para Cada Crime”, com Humphrey Bogart.  Mais tarde, ao chegar na TV na metade da década, já se apresentava com o nome de Michael Tolan.

    Teve participações em teleteatros como “Studio One” e “Omnibus”, além de episódios de séries como “Decoy”, “Cidade Nua”, “Quinta Dimensão”, “Rota 66″, “As Enfermeiras”, “Tarzan”, “Ratos do Deserto”, “Enigma”, “Mannix”, “Os Invasores”, “Missão: Impossível”, “Dan August”, “Toma”, “FBI”, “Centro Médico”, “Cannon”, “Barnaby Jones”, “Mary Tyler Moore”, “O Casal McMillan”, “Kojak”, “Assassinato por Escrito” e “Lei & Ordem”.

    Entre 1970 e 1971 esteve no elenco da série “The Bold Ones”. No cinema esteve em “A Maior História de Todos os Tempos”, “John & Mary”, “O Show Deve Continuar”, “Acima de Qualquer Suspeita” e  “A Estranha Perfeita”.

    Continua após a publicidade

    Desde a década de 1980, Tolan vinha se dedicando mais aos trabalhos no teatro. Em parceria com Wynn Handman e Sidney Lanier, fundou em 1963 o American Place Theatre, teatro off-Broadway que se tornaria ponto de referência para autores e atores iniciantes, entre eles Ellen Barkin, Faye Dunaway e Morgan Freeman.

    O ator foi casado duas vezes, a primeira com Carol Hume, com quem teve duas filhas, Jenny e Emilie; a segunda com a atriz Rosemary Forsyth, entre 1965 e 1975, com quem teve uma filha, Alexandra. Nos últimos anos, o ator vivia com Donna Peck.

    Publicidade
    TAGS:

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    MELHOR OFERTA

    Digital Completo