Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.
Continua após publicidade

BBC quer novas adaptações de Shakespeare

A série de telefilmes The Hollow Crown não chegou a conquistar o interesse de um grande público quando exibida no Reino Unido entre junho e julho. Algo que não chega a ser uma surpresa, visto que as adaptações da obra de William Shakespeare costumam atrair um público limitado em virtude da linguagem poética. Por sorte, […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 17h49 - Publicado em 3 ago 2012, 16h25

(E-D) Ben Whishaw, Rory Kinnear e Tom Hiddleston em ‘The Hollow Crown’

A série de telefilmes The Hollow Crown não chegou a conquistar o interesse de um grande público quando exibida no Reino Unido entre junho e julho. Algo que não chega a ser uma surpresa, visto que as adaptações da obra de William Shakespeare costumam atrair um público limitado em virtude da linguagem poética. Por sorte, isso não parece ser um impedimento para o canal BBC que, segundo divulgado pela revista britânica Broadcast Now, já negocia com a produtora Neal Street novas adaptações.

A seleção de outras peças de Shakespeare também teria como base as suas referências históricas, como ocorreu com as obras escolhidas para compor The Hollow Crown. Esta série de telefilmes adaptou as peças Ricardo II, Henrique IV (partes 1 e 2) e Henrique V, que formam uma tetralogia com base na vida desses monarcas. Nessa linha ainda existem as peças A Vida e a Morte do Rei João/King John, Henrique VI (em três partes), Ricardo III e Henrique VIII, bem como as tragédias situadas na Roma Antiga, como  Antônio e Cleópatra, Júlio César, Coriolano e Tito Andrônico, entre outras.

O interesse do canal BBC2 não estaria limitado apenas à obra de Shakespeare. No futuro, as produções poderiam se estender para outros autores do teatro clássico.

The Hollow Crown conquistou a média 672 mil telespectadores ao vivo, sendo que o primeiro telefilme, Ricardo II, registrou cerca de um milhão de telespectadores. Apesar da boa receptividade crítica e do interesse do canal em dar continuidade a este projeto, o produção ‘sofreu para sair do papel’. O financiamento da BBC2 garantia apenas o primeiro telefilme. Para que o restante pudesse ser produzido, Sam Mendes, responsável pelo projeto, precisou buscar recursos em outro lugar. Após ser recusado pela BBC Worldwide, o projeto foi aceito pelo estúdio americano Universal, que atualmente co-produz a série inglesa Downton Abbey.

Continua após a publicidade

Ao se tornar co-produtor de The Hollow Crown, o estúdio assumiu sua distribuição internacional. Em julho foi anunciado que a série de quatro telefilmes, com duração de duas horas cada, seria distribuída em DVD pela Universal como minissérie com dez episódios. Previsto para ser lançado no Reino Unido em outubro deste ano, o box de The Hollow Crown não tem nenhuma previsão de ser disponibilizado no Brasil.

No vídeo abaixo, Ben Whishaw em cena de Ricardo II:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FJyH_bqGFE8&w=620&h=330%5D

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.