Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Nova Temporada

Por Fernanda Furquim Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Este é um espaço dedicado às séries e minisséries produzidas para a televisão. Traz informações, comentários e curiosidades sobre produções de todas as épocas.

Ator de Os Gatões Processa a Warner Brothers

James Best, atualmente com 85 anos, entra para a interminável lista de atores que processam estúdios por falta de pagamento dos lucros de venda para reprises e de produtos agregados. O intérprete do Xerife Rosco P. Coltrane, da série “Os Gatões/The Dukes of Hazzard”, entrou com um processo contra a Warner Brothers Entertainment alegando que o […]

Por Fernanda Furquim Atualizado em 1 dez 2016, 15h57 - Publicado em 5 ago 2011, 17h27

James Best como o Xerife Rosco Coltrane em “Os Gatões”

James Best, atualmente com 85 anos, entra para a interminável lista de atores que processam estúdios por falta de pagamento dos lucros de venda para reprises e de produtos agregados.

Continua após a publicidade

O intérprete do Xerife Rosco P. Coltrane, da série “Os Gatões/The Dukes of Hazzard”, entrou com um processo contra a Warner Brothers Entertainment alegando que o estúdio vem propositalmente dificultando o pagamento de valores que lhe seriam devidos.

Segundo o Hollywood Reporter, que teve acesso ao processo, Best vem há 22 anos exigindo do estúdio a apresentação de um relatório que especifique os lucros relacionados à série. Pelo seu contrato, a Warner deveria pagar ao ator 5% do lucro de produtos de marketing que utilizassem seu rosto de forma individual; e 2.5% da venda de produtos que utilizassem seu rosto em imagens de elenco. O contrato refere-se à produção da série e suas spinoffs.

Continua após a publicidade

James Best em 2005

O rosto do ator foi estampado em diversos produtos agregados ao longo dos seis anos em que a série foi produzida, entre 1979 e 1985. Após seu cancelamento, “Os Gatões” continuou fazendo sucesso nas reprises, o que gerou o lançamento de novos produtos. Além disso, foram produzidos especiais e versões animadas, bem como um filme para o cinema, em 2005, o qual resgatou referências à série.

Continua após a publicidade

Segundo o ator, ele teria recebido um relatório financeiro em 2009, o qual estabelecia um pagamento abaixo de 10 milhões de dólares como lucro de merchandise. No entanto, o relatório contradiz matérias publicadas pela imprensa durante os seis anos que a série ficou no ar, as quais definem um lucro acima de 190 milhões de dólares por ano.

Advogados do ator tentaram negociar com o estúdio, que em contrapartida teria estabelecido o pagamento de 3.5 milhões de dólares. No processo, o ator acusa o estúdio de fraude, enriquecimento ilícito, quebra de contrato e apropriação indevida dos direitos de produtos de publicidade, exigindo o pagamento referente ao período de 32 anos o qual, acredita-se, pode chegar a um valor de 25 milhões de dólares.

Representantes da Warner Brothers recusaram fazer declarações a respeito.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.