Valencia x Netflix: entenda o que levou o clube a processar a plataforma
Time espanhol entrou com ação judicial contra o streaming e produtora por causa de documentário do jogador Vini Jr.
O clube de futebol espanhol Valencia está movendo um processo contra a Netflix e a produtora Conspiração Filmes acerca de imagens do documentário Baila, Vini, que estreou em maio deste ano na plataforma. O time argumenta que o filme está distorcendo as cenas do episódio em que o jogador Vinicius Júnior – o Vini Jr. – sofreu racismo da torcida do Valencia durante um jogo contra o Real Madrid no Estádio Mestalla, na Espanha, em maio de 2023.
No começo de 2025, o Valencia exigiu que a produtora se retificasse pelas imagens usadas, sob alegação de que as cenas do filme em que a torcida aparece xingando o jogador de “Mono, mono” (“Macaco, macaco”, em espanhol) na verdade dizem respeito ao grito “Tonto, tonto” (“Bobo, bobo”, em espanhol). Após ter o pedido ignorado, o clube deu entrada a um processo no Tribunal nº1 de Valência, afirmando que está sofrendo danos prejudiciais à sua imagem, já que o documentário “distorce a realidade”.
No documento judicial, o time defende o argumento de que não houve atos de racismo organizados, apenas casos isolados. O clube pede pela remoção do trecho do documentário da Netflix e por sua “restauração do direito à honra”, além de uma indenização financeira. O Valencia não é o único a questionar a produção, tendo em vista que o sindicato majoritário da Polícia Nacional da Espanha (Jupol) demonstrou, em comunicado, “firme rejeição às insinuações de racismo feitas no documentário recém-lançado pela Netflix sobre o jogador do Real Madrid Vinicius Jr., que questiona o profissionalismo e a neutralidade dos agentes da Polícia Nacional”.
O clube de futebol alegou, em sua defesa, que chegou a contribuir com as investigações para identificação dos indivíduos que insultaram Vini Jr. no episódio ocorrido em 2023, em nota onde também pediu respeito pela torcida: “Apesar de ter sido um episódio isolado, os insultos a qualquer futebolista da equipe rival não têm cabimento no futebol e não se encaixam com os valores e a identidade do Valencia.”
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Brasil está próximo de ter ministro de tribunal superior preso, diz senador
Lula ganha um novo presente da direita, mas o futuro indica um desafio quase impossível
Virginia vira piada na Grande Rio ao desfilar colada no professor de samba
O hercúleo improviso diante da negação de Sidney Magal em pisar na praia
O pedido de Trump a Lula sobre Maduro, e o ponto ‘altamente improvável’ na versão oficial da conversa







