‘Pantanal’ choca ao expor queimadas devastadoras com cenas reais
Novela da Globo usou imagens verdadeiras de matas e animais devastados pelo fogo causado por ações do homem na região pantaneira

Pantanal não economizou no uso de cenários devastadores das queimadas reais na região e colocou no ar algumas imagens verdadeiras de matas destruídas e animais mortos no capítulo de terça-feira, 28. A novela das 9 da Globo expôs a ação humana em uma sequência dramática protagonizada por Osmar Prado, intérprete do Velho do Rio — entidade que tenta proteger o bioma a todo custo. O choque para muitos telespectadores é um terror genuíno para o meio ambiente e para os biólogos que atuam na região.
Incêndios provocados por humanos em 2019 e 2020 já consumiram cerca de 4 milhões de hectares, que representam 26% do bioma todo. Cerca de 10 milhões de animais também acabaram mortos. Em Pantanal, o Velho do Rio, que também é Joventino, pai de José Leôncio (Marcos Palmeira), assiste à tragédia das queimadas assustado e tenta combater as chamas e os incendiários sozinho, mas em vão. O que o folhetim mostra logo em seguida é o rescaldo, com os bichos sem vida, fumaça e o protetor do Pantanal agonizando em formato de sucuri — animal que ele se transforma na trama.
Apesar das cenas impactantes, a novela das 9 foi prejudicada no Ibope pela exibição do jogo do Corinthians contra o Boca Juniors pela Libertadores no SBT. Pantanal registrou apenas 26,1 pontos na Grande São Paulo, a menor audiência de terça-feira do folhetim até o momento. Entretanto, nas redes sociais, o cenário foi outro. Foram feitos 33.044 mil tuítes sobre Pantanal, número que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo dia da semana anterior, segundo dados do Twitter.
Algumas das imagens reais usadas na produção da Globo foram feitas por Michel Coeli, diretor, roteirista e fotógrafo, que pretende lançar um filme falando sobre as queimadas da região pantaneira.
https://twitter.com/michelcoeli/status/1541958789343354881
https://twitter.com/tracklist/status/1541956829760180224
https://twitter.com/rapharsm76/status/1541975585500659712
https://twitter.com/jnascim/status/1541973659644039170