Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

‘Pantanal’ choca ao expor queimadas devastadoras com cenas reais

Novela da Globo usou imagens verdadeiras de matas e animais devastados pelo fogo causado por ações do homem na região pantaneira

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 jun 2022, 18h11 - Publicado em 29 jun 2022, 14h20

Pantanal não economizou no uso de cenários devastadores das queimadas reais na região e colocou no ar algumas imagens verdadeiras de matas destruídas e animais mortos no capítulo de terça-feira, 28. A novela das 9 da Globo expôs a ação humana em uma sequência dramática protagonizada por Osmar Prado, intérprete do Velho do Rio — entidade que tenta proteger o bioma a todo custo. O choque para muitos telespectadores é um terror genuíno para o meio ambiente e para os biólogos que atuam na região.

Incêndios provocados por humanos em 2019 e 2020 já consumiram cerca de 4 milhões de hectares, que representam 26% do bioma todo. Cerca de 10 milhões de animais também acabaram mortos. Em Pantanal, o Velho do Rio, que também é Joventino, pai de José Leôncio (Marcos Palmeira), assiste à tragédia das queimadas assustado e tenta combater as chamas e os incendiários sozinho, mas em vão. O que o folhetim mostra logo em seguida é o rescaldo, com os bichos sem vida, fumaça e o protetor do Pantanal agonizando em formato de sucuri — animal que ele se transforma na trama.

Apesar das cenas impactantes, a novela das 9 foi prejudicada no Ibope pela exibição do jogo do Corinthians contra o Boca Juniors pela Libertadores no SBT. Pantanal registrou apenas 26,1 pontos na Grande São Paulo, a menor audiência de terça-feira do folhetim até o momento. Entretanto, nas redes sociais, o cenário foi outro. Foram feitos 33.044 mil tuítes sobre Pantanal, número que representa um crescimento de 23% em relação ao mesmo dia da semana anterior, segundo dados do Twitter.

Algumas das imagens reais usadas na produção da Globo foram feitas por Michel Coeli, diretor, roteirista e fotógrafo, que pretende lançar um filme falando sobre as queimadas da região pantaneira.

Continua após a publicidade

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.