O final trágico de Moema, papel de Ana Beatriz Nogueira, em Mania de Você
Atriz precisou deixar elenco de novela das 9 da Globo por motivos de saúde

Com a saída de Ana Beatriz Nogueira do elenco de Mania de Você por motivos de saúde, o autor da novela das 9 da Globo, João Emanuel Carneiro, já escreveu o desfecho da personagem. Em janeiro, durante a virada do capítulo 100 do folhetim que terá uma passagem de tempo de um ano, o público descobrirá que a tia de Rudá (Nicolas Prattes) terá morrido de alguma doença.
A cena em questão mostrará Nahum (Ângelo Antônio) olhando triste para uma foto da namorada e lamentará sua partida. Não haverá uma cena com Moema em seus momentos finais, somente esta menção, durante um diálogo do pai de criação de Mavi (Chay Suede) com Iberê (Jaffar Bambirra).
O que aconteceu com Ana Beatriz Nogueira
A veterana de 57 anunciou sua saída da novela por motivos de saúde na segunda-feira, 16. “As altas temperaturas me pegaram de surpresa nas esquinas de nossa cidade cenográfica. Vou ali, nas águas geladas e nas temperaturas mais amenas, me cuidar e assistir a meus companheiros que seguem até o final da novela”, escreveu no Instagram a intérprete da tia de Rudá (Nicolas Prattes), que é diagnosticada com esclerose múltipla — doença neurológica autoimune que costuma ter os sintomas agravados pelo calor.
Ana Beatriz sentiu os primeiros sinais da doença em janeiro de 2009, quando gravava a novela Caminho das Índias, de Glória Perez, mas o diagnóstico só veio a público anos depois, em 2018. A atriz gravou sua últimas cenas para a novela nesta segunda-feira, 16, e o desfecho de sua personagem deve ser exibido nas próximas semanas. “Mando um abraço bem apertado para nosso lindo público e para meus amigos de cena e bastidores da novela”, escreveu ela na publicação, desejando “toda felicidade e fé cênica” para os companheiros de elenco.
O que é esclerose múltipla?
De causa desconhecida, a esclerose múltipla é um doença degenerativa, e que não tem cura, mas tem sido cercada pelas novas tecnologias e medicamentos inovadores para acelerar o diagnóstico e melhorar o controle dos sintomas, que podem envolver fadiga, problemas de coordenação motora, alterações na fala e dificuldade para deglutir.
Durante o desenvolvimento da condição, o sistema imunológico se volta contra a bainha de mielina, membrana do cérebro que reveste os neurônios. Sem esse invólucro, as células nervosas podem sofrer danos. No Brasil, estima-se que cerca de 40.000 pessoas têm o diagnóstico. No mundo, o número flutua entre 2 milhões e 2,5 milhões de pessoas.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial