No final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o Brasil enfrentou uma onda sem precedentes de sequestro de pessoas famosas. Então conhecido por distribuir notas de dinheiro em seu programa matinal, o empresário e dono do SBT, Silvio Santos, se tornou alvo de criminosos.
Em agosto de 2001, Fernando Dutra Pinto, de 22 anos, e outros cinco comparsas, invadiram a mansão do empresário, em São Paulo, onde ele morava com o pai, a mãe e três irmãs, levando Patrícia Abravanel, à época com 23 anos, como refém. Após uma semana em poder dos sequestradores, Patrícia foi libertada do cativeiro, que ficava a 10 quilômetros de sua casa, após um pagamento de 500.000 reais.
Menos de 24 horas depois da liberação, a polícia prendeu dois bandidos: Marcelo Batista Santos, então com 27 anos, e Esdras Dutra Pinto, com 19. Já Fernando Dutra Pinto, irmão de Esdras, e uma namorada, conhecida como Jenifer, continuavam foragidos e, supostamente, com o dinheiro do resgate. Fernando foi localizado em Alphaville e matou dois policiais.
No dia 30 de agosto, uma nova surpresa. Fernando invadiu novamente a casa de Silvio Santos. O empresário conseguiu enganar o bandido enquanto a mulher, filha e funcionários deixaram a casa, ficando apenas Silvio e Fernando no local. A polícia cercou o endereço, e o bandido exigiu a presença do governador, Geraldo Alckmin, para liberar Silvio e, enfim, se render.
Fernando disse estar com medo de ser morto. Ao todo, Silvio permaneceu quase oito horas em poder do criminoso. Em 2 de janeiro de 2002, Fernando morreu enquanto estava preso, vítima de uma parada cardíaca provocada por uma infecção generalizada decorrente de um ferimento não tratado nas costas. Toda a ação foi tão cinematográfica que a história do sequestro e o seu desfecho, de fato, viraram filme: a produção Silvio, com Rodrigo Faro na pele do empresário, estreia em 12 de setembro de 2024.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial