Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

Na Mira do Júri: os trunfos da série que expõe bastidores da Justiça

Um cidadão comum torna-se estrela acidental de um julgamento falso — mas que mostra verdades sobre os tribunais americanos

Por Thiago Gelli Atualizado em 4 jun 2024, 09h52 - Publicado em 23 set 2023, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • TRIO INUSITADO - Steve Martin, Martin Short e Selena Gomez em Only Murders: gerações unidas por um assassinato -
    VEREDICTO - Gladden (o terceiro na fileira do meio) entre os colegas jurados: caráter e fé no sistema judicial postos à prova (Amazon Freevee/.)

    Em 2021, o gestor de projetos Ronald Gladden, 30 anos, foi atraído por um anúncio on-line que buscava alguém disposto a integrar o júri de um caso da Justiça americana e participar de um documentário. Curioso, ele se interessou pela experiência e pelo contato com as câmeras. Não esperava, porém, embarcar numa farsa surpreendente composta de cenários, câmeras escondidas e atores contratados — de faces desconhecidas ao astro James Marsden, de X-Men. Indicada a quatro Emmys, a série Na Mira do Júri, ou Jury Duty, disponível no Brasil pelo Amazon Prime Video, foi criada por roteiristas de sucessos como The Office e Que Horas Eu Te Pego?, e compartilha com essas comédias o mesmo misto de cinismo e leveza, evitando a sátira pessimista na busca pela comprovação de sua tese — a de que, a despeito da burocracia excruciante dos tribunais e do egoísmo contemporâneo, sim, existem heróis por aí.

    Publicidade

    A History of Crime and the American Criminal Justice System

    Publicidade

    Como numa pegadinha, Gladden é o único participante desavisado na disputa falsa entre uma empresária e um funcionário presumidamente embriagado. Todos estão ali fingindo com realismo notável — até Marsden, que interpreta uma versão exagerada e arrogante de si. Dada a presença da celebridade, o júri tem seus celulares confiscados e é isolado num hotel, medida judicial reservada a casos de alta notoriedade. Assim, passam a viver sob condições ideais para que Gladden não se dê conta de que está participando de um documentário fake.

    X-Men Coleção Completa

    Publicidade

    A série não revela até o último episódio os bastidores do processo de gravação tão peculiar. Mas seu objeto de estudo fica cristalino desde o primeiro instante: o programa expõe as miudezas da Justiça americana, um modelo bem-sucedido, mas que muitas vezes se enrosca em causas mesquinhas decididas por júris selecionados de forma compulsória e compostos de gente desinteressada. Sem facilitar a experiência para Gladden, os produtores lhe reservam toda sorte de imprevisto para testar seu caráter e sua fé no sistema judicial, dos surtos egocêntricos de Marsden a depoimentos constrangedores no tribunal, onde se revezam influenciadoras superficiais e advogados incompetentes.

    Continua após a publicidade

    Mesmo assim, o crédulo Gladden não deixa de estender a mão aos colegas, incentivando o grupo a uma decisão ética e séria. O roteiro e os improvisos amplificam a comédia e asseguram que a narrativa corra como esperado. Mas é o caráter do protagonista acidental que faz a produção comover. Seu carisma é tão impressionante que Gladden já arranjou um agente e estrelou um comercial com Ryan Reynolds. Merecidamente: ao menos para esse bom jurado, a Justiça foi feita.

    Publicidade

    Publicado em VEJA de 22 de setembro de 2023, edição nº 2860

    CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA COMPRAR

    Publicidade
    7 produções imperdíveis que chegam ao streaming em agosto7 produções imperdíveis que chegam ao streaming em agosto
    A History of Crime and the American Criminal Justice System
    7 produções imperdíveis que chegam ao streaming em agosto7 produções imperdíveis que chegam ao streaming em agosto
    X-Men Coleção Completa
    logo-veja-amazon-loja

    *A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon, em que recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio de seus sites. Isso não altera, de forma alguma, a avaliação realizada pela VEJA sobre os produtos ou serviços em questão, os quais os preços e estoque referem-se ao momento da publicação deste conteúdo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.