Jilly Cooper, autora inglesa de ‘Rivais’, morre aos 88 anos
Escritora publicou 18 livros em vida e era produtora executiva da série do Disney+ que adapta um de seus maiores sucessos

A escritora inglesa Jilly Cooper morreu aos 88 anos no domingo, 5 de outubro, após sofrer uma queda em sua residência. “Sua morte inesperada é um completo choque. Temos muito orgulho de tudo que ela conquistou em vida e não conseguimos imaginar os dias sem seu sorriso contagiante e sua risada”, disseram os filhos Felix e Emily ao The Guardian. Cooper publicou 18 livros no Reino Unido, alguns dos quais foram traduzidos em outros países e adaptados para o audiovisual. As Crônicas de Rutshire são sua saga mais bem-sucedida, dedicada a expor os escândalos da elite de um condado fictício. Em 2024, o segundo livro da série, Rivais, foi adaptado em série pelo Disney+ com produção executiva da autora e David Tennant em papel principal.
Cooper primeiro se destacou no mercado editorial inglês nos anos 1970, após anos como repórter e colunista em diversos veículos. As primeiras obras da autora ofereciam conselhos sobre trabalho e a vida matrimonial — ela foi casada com o editor Leo Cooper de 1961 até se tornar viúva em 2013. Seu primeiro romance ficcional foi publicado em 1975, intitulado Emily. As Crônicas de Rutshire começaram em 1985 e chegaram a dez títulos. O último, Tackle!, foi publicado em 2023. Apesar de ser um fenômeno literário dentro do Reino Unido, Cooper não foi traduzida no Brasil.
Segundo o editor Bill Scott-Kerr, o trabalho da escritora “alterou os rumos da ficção popular para sempre” com sua prosa “indiscreta, pândega e divertidíssima”.
A segunda temporada de Rivais já está em produção e chega ao Disney+ em algum ponto de 2026. Nela, se juntam ao elenco Hayley Atwell e Rupert Everett.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial