As duas coisas estritamente proibidas na GE TV — e não é palavrão
Canal esportivo da Globo nas plataformas digitais liberou linguagem informal e impôs apenas duas restrições ao seu elenco

A Globo anunciou oficialmente nesta sexta-feira, 29, os detalhes da GE TV (Globo esporte TV), o canal esportivo da emissora feito especialmente para o YouTube. Questionados sobre o linguajar do canal, a equipe de transmissão do projeto revelou que os palavrões estão liberados, mas que há duas coisas estritamente proibidas pela chefia: crimes e informações erradas.
Apresentado oficialmente em uma coletiva de imprensa na qual VEJA esteve presente, o elenco da GE TV brincou com a permissão. “Até onde eu sei, palavrão tá liberado pra ca***. O que não pode é erro de informação e crime, o resto está liberado. Qualquer coisa coloca um ‘pii’ na edição”, revelou Bruno Formiga. Ex-ESPN, Mariana Spinelli destacou que a ideia é que ninguém “force a barra” no palavreado, mas que a personalidade de cada um esteja presente na transmissão. “Não vou sair chutando o balde, falando todos os palavrões, mas é pra gente ter liberdade se o momento pedir. É para cada um ser o que é”, atestou ela, que foi complementada por Fred Bruno: “Vai ser algo natural. Tem gente aqui que fala muito palavrão. Vocês vão ver que a Sofia Miranda é bem boca suja”, brincou ele, citando a colega.
O que é a GE TV?
Comandado por nomes como Fred Bruno, Mariana Spinelli e pelo narrador Jorge Iggor, o novo projeto da empresa estreia oficialmente no dia 4 de setembro, com a partida entre Brasil e Chile pelas eliminatórias da Copa do Mundo. Criado em um cenário de expansão do esporte no YouTube, impulsionado pelo crescimento da Cazé TV, de Casimiro Miguel, a GE TV terá como foco o “entretenimento esportivo”, como descreveu Spinelli na coletiva de imprensa do projeto. A ideia é que as transmissões tenham um tom descontraído, diferente do ar de sobriedade adotado nos canais televisivos da emissora.
Com a nova abordagem, o canal mira em um público que até então estava além de seu escopo: uma audiência mais jovem, e que prefere consumir conteúdos esportivos nas plataformas digitais, com uma linguagem típica da internet e sem as amarras formais da televisão. Esse público específico acabou abocanhado pela Cazé TV, a principal concorrente da emissora na nova empreitada digital. Fundada por Casimiro Miguel, a Cazé tem hoje 22 milhões de inscritos, e transmite os principais campeonatos de diversas modalidade. A GE TV começa com os 6,4 milhões de inscritos acumulados pelo canal do GE no YouTube, mas a ideia é ampliar o projeto também para redes sociais como Instagram e TikTok. O público também poderá acessar o canal por outras plataformas, como o Globoplay, Samsung TV Plus, pelo portal ge.globo e, ainda em setembro, na LG e TCL TV.
Quem vai comandar a GE TV?
Com um time amplo nos bastidores, o canal terá a ex-ESPN Mariana Spinelli, o atual apresentador do Globo esporte, Fred Bruno, e o narrador Jorge Iggor no elenco. Além deles, Bruno Formiga, Luana Maluf, Sofia Miranda, Jordana Araújo e André Balada também assumem o comando das reportagens e comentários do canal.
O que será transmitido na GE TV?
Segundo Fred Bruno, ainda não há um calendário fixo definido para as transmissões do canal, mas a GE TV vai levar para o YouTube competições cujos direitos de transmissão são detidos pela Globo. O foco principal é o futebol: Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil, Supercopa, Brasileirão Feminino e partidas das seleções masculina e feminina de futebol devem ganhar transmissão especial no YouTube.
Fora do futebol, a Liga das Nações de Vôlei, a WSL (Liga Mundial de Surf) e a SLS (Street League Skateboarding) também serão transmitidas, assim como a NFL, principal liga de futebol americano que fechou recente contrato com a emissora para a atual temporada. Não se sabe ainda, no entanto, quantos jogos serão transmitidos, com que frequência e nem como ficará a divisão com os canais de TV aberta e fechada, que as propostas são diferentes.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
- Tela Plana para novidades da TV e do streaming
- O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
- Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
- Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial