Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

As 3 grandes atrizes que deram vida à rainha Elizabeth II nas telas

Monarca mais longeva do Reino Unido, que morreu aos 96 anos nesta quinta-feira, ganhou afiados retratos de sua vida no cinema e no streaming

Por Marcelo Canquerino 8 set 2022, 16h45

A Rainha Elizabeth II foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido. Morta nesta quinta-feira, 8, ela teve sua vida retratada diversas vezes no cinema e na televisão — já que a família real britânica sempre foi alvo de curiosidade e fascínio. Algumas atrizes, no entanto, se destacaram ao interpretar a monarca em diferentes fases da vida. Confira abaixo 3 grandes representações de Elizabeth II na TV e no cinema:

Helen Mirren

A atuação primorosa de Helen Mirren como Elizabeth II rendeu à atriz britânica o Oscar em 2007 pelo filme A Rainha. Lançando luz sobre  um recorte específico da vida da monarca, o filme capta os desafios da monarca para lidar com a morte da princesa Diana. Elizabeth II e o primeiro-ministro Tony Blair (Michael Sheen) precisaram chegar a um acordo sobre como os membros da realeza deveriam responder publicamente à tragédia. Mirren, inclusive, escreveu uma carta para a rainha antes de interpretá-la no filme. “Não lembro exatamente o que escrevi. Só disse que nas minhas pesquisas me vi a respeitando ainda mais e queria informá-la disso. Ela não me respondeu, é óbvio, mas seu secretário, sim. Vocês sabem, ‘cordialmente, bláblábláblá’, em nome da Rainha. Depois fiquei muito aliviada por ter escrito aquela carta”, disse a atriz em entrevista.

Continua após a publicidade

Claire Foy

Durante as duas primeiras temporadas de The Crown, fenômeno da Netflix sobre a família real, a atriz Claire Foy foi a responsável por dar vida à jovem Rainha Elizabeth II – e mandou muito bem. Ilustrando com nuances verossímeis a transição da jovem Elizabeth à monarca de discrição imperscrutável, a atriz britânica contou, em entrevista à revista americana Variety, que fez muita pesquisa para o papel — desde assistir a filmagens da rainha até fazer treinamento para a voz. Os esforços de Foy foram recompensados: ela venceu o Emmy de melhor atriz em série de drama pelo papel em 2018.

Continua após a publicidade

Olivia Colman

Após interpretar a rainha na juventude, Claire Foy passou o bastão (e a responsabilidade) para a veterana Olivia Colman. A atriz já era aclamada por seus papéis no cinema e na televisão quando assumiu o posto de Elizabeth II em The Crown, durante a terceira e quarta temporada. Em entrevista à revista RadioTimes, Colman contou que defender o papel mudou completamente sua visão da rainha — ela passou a vê-la como uma mulher extraordinária e feminista. “Ela é a única em nossas moedas e notas. O príncipe Philip tinhade andar atrás dela. Ela consertou carros na II Guerra Mundial. Insistiu em dirigir para um rei que veio de um país onde as mulheres não podiam dirigir [Rei Abdullah da Arábia Saudita, em Balmoral em 1998]”, disse. Assim como Claire Foy, ela também recebeu um Emmy de melhor atriz em série de drama, em 2021.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.