A resposta do filho de Faustão aos que questionam rapidez do transplante
Apresentador, internado há mais de 20 dias com insuficiência cardíaca, recebeu coração neste domingo
João Guilherme Silva, filho de Faustão, respondeu, de forma discreta, os críticos que questionaram nas redes a rapidez do transplante de coração recebido pelo apresentador neste domingo, 27. A família vem sendo injustamente acusada de ter “furado a fila” na lista de espera de órgãos do SUS. No Instagram, o rapaz repostou uma publicação feita no Twitter sobre como funciona o sistema organizado pelo Ministério da Saúde. Confira abaixo:
A inclusão do Faustão na lista de transplantes do SUS está gerando muitas dúvidas e comentários equivocados. Seguem algumas informações posso dar após mais de 10 anos trabalhando diretamente nessa área (🧶)
1- o Brasil tem o maior sistema de transplante do mundo. TODO NO SUS (+)— Pedro Carvalho (@Oparbento1) August 21, 2023
Internado desde 5 de agosto, Faustão foi diagnosticado com insuficiência cardíaca e os médicos indicaram o procedimento no último dia 20, quando seu quadro se agravou. Desde então, ele estava na fila aguardando o órgão. Democrática, a fila de transplante no Brasil segue uma série de critérios na hora de liberar um órgão para um paciente. Gravidade do caso, compatibilidade entre doador e recipiente e idade do paciente são levados em conta.
Antes, João Guilherme publicou um vídeo contando a história de sua enteada, também transplantada, e incentivou a doação de órgãos no país. Veja abaixo: