Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

A hora da verdade do programa de Faustão na Band

Produção de Fausto Silva sofreu corte de funcionários em equipe inchada, e programa luta contra o tempo para manter 'alto padrão'

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 7 jul 2022, 15h40

Nesta semana, o programa de Fausto Silva na Band passou por um baque nos bastidores: cerca de 20 funcionários foram demitidos repentinamente. Apesar da produção acreditar que o desfalque é normal e pequeno em uma equipe de quase 200 pessoas envolvidas diretamente, o corte é apenas a primeira rachadura de um projeto ambicioso demais para os padrões da emissora do Morumbi, reforçando a necessidade de cautela com as altas expectativas em torno do ex-apresentador da Globo.

No ar desde janeiro deste ano, o Faustão na Band sempre foi um projeto ousado. Com a proposta de seguir os mesmos moldes do Domingão do Faustão (1989-2021) na Globo, o programa de Fausto Silva é, desde o princípio, exibido diariamente de segunda a sexta no horário nobre. Com o peso do nome do apresentador, grandes marcas como Coca-Cola e Bradesco se animaram para a nova fase do ex-Globo antes mesmo da estreia, assegurando um patrocínio surreal para os padrões da Band. Algumas cotas chegaram a custa 89 milhões de reais e, atualmente, mais de 50% do faturamento da emissora do Morumbi vem do programa.

Entretanto, o tempo está mostrando a aposta talvez tenha sido alta demais: a ideia de um programa no estilo do Domingão com exibição diária implica em desafios que seriam complicados até para uma emissora como a Globo – que dizer da Band, com sua estrutura muito mais modesta. A falta de quadros realmente inéditos e de convidados “globais” resulta num roteiro fraco para preencher duas horas por dia. O desdobramento disso pode ser visto na audiência. Enquanto na Globo Fausto Silva registrou uma média de 15 pontos no Ibope em seu último ano no ar, na Band a audiência tem se mantido na casa dos 3 a 4 pontos — patamar alto para a emissora, cujas outras atrações costumam ficar na casa dos 2 pontos, mas insuficiente para provocar cócegas nas concorrentes (o programa amarga um quarto lugar no ibope, atrás também da Record e do SBT).

O corte de 20 funcionários da equipe (e não 40, como se aventou) expõe a primeira rachadura concreta no projeto de Faustão pós-Domingão. VEJA apurou que os demitidos eram de diversas áreas, como figurino e cenário, mas que representam apenas 10% do total de pessoas diretamente envolvidas com o programa. Ter o exagerado número de 200 profissionais é mais um fator indicativo de que o programa de Fausto Silva deve ser insustentável a longo prazo.

A produção do Faustão na Band enxerga o corte como uma simples “eliminação de gordura”, já que o ritmo do trabalho não será afetado. Há até o desejo de alguns produtores de que a atração mude do formato diário para um semanal, para que haja mais fôlego atrás da câmera. Mas a fórmula atual deve seguir ao menos até o fim de 2022, apenas com a troca de quadros no segundo semestre e convidados inéditos, conforme planejado pelo apresentador. Caetano Veloso e Gilberto Gil são algumas das atrações já confirmadas e mais conteúdos jornalísticos vão entrar no roteiro da atração.

Continua após a publicidade

Faustão e sua equipe entram de férias entre 11 e 22 de julho, conforme previso no contrato do apresentador. Outro recesso está programado para dezembro deste ano. Apesar das pausas, os roteiros até janeiro já estão prontos. E é no começo do ano que vem que o programa deve ser reformulado, com mudança do formato. Mas, resta saber se o programa terá força o suficiente para prolongar sua existência no ar além disso.

Procurada por VEJA, a Band enviou uma nota oficial confirmando que o Faustão na Band entrará de férias e as mudanças no formato e na grade de programação devido ao início do horário eleitoral obrigatório. Confira a nota na íntegra:

A equipe do “Faustão na Band” estará em férias de 11 a 22 de julho, período no qual o programa relembrará seus melhores momentos. A partir do dia 25, às 22h, a emissora atende a um pedido do público e volta a exibir diariamente, de segunda a sexta, o game show “1001 Perguntas˜, comandado por Zeca Camargo. Com isso, o programa apresentado por Fausto Silva irá ao ar das 20h30 às 22h até o dia 25 de agosto, véspera da estreia do horário eleitoral. Durante o período eleitoral, a atração será transmitida das 20h55 às 22h30.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.