Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming

A comparação cômica de Enrique Díaz em ‘Renascer’ com personagem da Marvel

Ator da novela das 9 da Globo tem caracterização próxima a de Loki, vilão interpretado por Tom Hiddleston

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 8 Maio 2024, 16h34 - Publicado em 26 jan 2024, 19h21

Personagem de Enrique Díaz de Renascer, Firmino vem chamando a atenção do público com sua caracterização parecida com a de Loki (Tom Hiddleston), vilão da Marvel do universo de Vingadores e da série do Disney+ que leva seu nome. Na novela das 9 da Globo, Firmino é um coronel rival do protagonista, José Inocêncio (Humberto Carrão), e anda com seu cabelo oleoso longo que evidencia uma calvície em estágio inicial. O mesmo penteado é usado por Loki, irmão de Thor (Chris Hemsworth), o que não passou batido pelos telespectadores do remake escrito por Bruno Luperi — que adaptou a obra de Benedito Ruy Barbosa.

No primeiro episódio da trama, a atuação marcante de Enrique Díaz na pele do vilão foi cativante. Em cenas de embate com Cândida (Maria Fernanda Cândido), dona de uma fazenda de seu interesse, o personagem demonstrou frieza e maldade em diálogos afiados. Já em uma sequência cômica com Jacutinga (Juliana Paes), o coronel não conseguiu se deitar com a cafetina, quase provocando pena. Um ator de ponta.

https://twitter.com/tvglobo/status/1749599879691927621

Tom Hiddleston, que vive Loki, o vilão de Os Vingadores
Tom Hiddleston, que vive Loki, o vilão de Os Vingadores (Divulgação/VEJA)
Os atores Owen Wilson (como Mobius), Tom Hiddleston (Loki) e Wunmi Mosaku (Hunter B-15) em 'Loki'
Os atores Owen Wilson (como Mobius), Tom Hiddleston (Loki) e Wunmi Mosaku (Hunter B-15) em ‘Loki’ (//Divulgação)
Continua após a publicidade

Qual a história de Renascer

Na adaptação, José Inocêncio é interpretado por Humberto Carrão na primeira fase, e depois por Marcos Palmeira. O personagem enfrenta o  coronel Firmino (Enrique Diaz) e Belarmino (Antonio Calloni).

No início dos anos 1990, Inocêncio chega a Ilhéus, no sul da Bahia, e é quase assassinado por jagunços do coronel Firmino, que o vê como um invasor de sua plantação de cacau. O protagonista é salvo pelo mascate Rachid (Gabriel Sater), ganhando a fama de “homem que tem o corpo fechado para morte”. Depois, ele é socorrido por Cândida (Maria Fernanda Cândido), dona de uma fazenda improdutiva que aceita cedê-la para o forasteiro, após ele prometer que vai prosperar. O mocinho enfrenta os inimigos Belarmino e Firmino, que querem as terras de Cândida a qualquer custo, mas Inocêncio consegue arrematar as terras de Belarmino com uma grande manobra. Em seguida, ele ainda consegue se casar com Maria Santa (Duda Santos), a Santinha, e formar uma família.

Na segunda fase da novela, José Inocêncio se torna um fazendeiro rico, porém amargurado desde a morte de Maria Santa, vivendo às turras com João Pedro, o único filho que nunca saiu de casa e o ajudou a cuidar da fazenda de cacau — como uma forma de punição. José Augusto virou médico, José Bento, advogado e José Venâncio se tornou publicitário — todos formados graças ao sustento garantido pelo pai.

Continua após a publicidade

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.