Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

A cena inacreditável que mais chama atenção em ‘Nosso Lar 2’

Trama inspirada em livro de Chico Xavier abusou da liberdade poética durante passagem curiosa da história

Por Amanda Capuano Atualizado em 8 Maio 2024, 16h27 - Publicado em 31 jan 2024, 15h05

O fenômeno espírita Nosso Lar 2: Os Mensageiros, sequência da trama lançada em 2010 baseada na obra do médium Chico Xavier, chegou aos cinemas na última semana, arrecadando uma bilheteria estrondosa que colocou o filme no hall de melhores estreias nacionais do século XXI. Entre missões terrenas, tormentos no umbral e a luminosa cidade espiritual que dá nome ao filme, os personagens da história enfrentam diversas provações e protagonizam cenas no mínimo curiosas, mas há uma que se destaca.

Na mais insólita delas, Otávio, um espírito atormentado que vaga pelas sombras e perturba os vivos na Terra, entra em uma briga com o filho, também morto, e acaba levando um soco do rebento revoltado. Inacreditavelmente, a boca do espírito agredido começa a escorrer sangue, e o fluido é retratado em um tom levemente mais escuro que a escala de cinza que (des)colore sua imagem “extracorpórea”. Pesando a mão na licença poética, o corpo fica na Terra, mas o sangue parece ir junto para o Além.

A história de Nosso Lar 2

Em Nosso Lar 2, o mensageiro Aniceto (Edson Celulari) é um espírito de luz. Habitante da cidade espiritual de Nosso Lar, ele é enviado à Terra junto ao médico André Luiz (Renato Prieto) e demais companheiros em uma tarefa importante: salvar projetos de vida de espíritos que reencarnaram com missões honrosas, mas que estão prestes a fracassar. Baseado no best-seller Os Mensageiros, livro psicografado por Chico Xavier (1910-2002) — o verdadeiro “autor” seria o espírito que ditou a obra para o médium, André Luiz —, Nosso Lar 2 — Os Mensageiros está em cartaz no país quase catorze anos após seu predecessor arrastar mais de 4 milhões de pessoas aos cinemas.

A nova trama é independente da primeira, mas bebe de suas expectativas: sucesso de bilheteria, Nosso Lar arrecadou 31 milhões de reais no período de exibição, tornando-se um fenômeno nacional. Na época, o filme nadou de braçada em meio a um aumento expressivo do espiritismo no Brasil: de 2000 a 2010, o número de adeptos da doutrina kardecista cresceu 65% no país, segundo o censo do IBGE. A tendência religiosa se refletiu também nas telas. Alguns sucessos do ramo foram lançados em sequência. Primeiro veio uma cinebiografia de Bezerra de Menezes, seguida por outra de Chico Xavier e, por fim, o arrasa-­quarteirão Nosso Lar.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.