7 ótimas produções que exaltam o ‘black joy’, a alegria negra em tela
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, lista engloba séries, filmes e animações que ostentam histórias livres do racismo
Em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, 20 de novembro, VEJA separou sete ótimas produções que partem da premissa batizada de black joy — felicidade preta, em tradução direta. O movimento conta histórias protagonizadas por pessoas negras sem abordar constantemente e unicamente o estereótipo do sofrimento advindo do racismo. Confira a seguir opções:
Eu, a Patroa e as Crianças
Onde assistir: Star+
Sitcom já clássica do início dos anos 2000, a série acompanha o dia a dia de Michael Kyle (Damon Wayans), sua esposa Janet (Tisha Campbell-Martin) e seus três filhos. Ele é um empresário bem-sucedido e a família mora em uma casa grande de classe-média, onde acontecem diversas situações cômicas, já que o primogênito não é o maior exemplo de esperteza, a filha do meio só quer saber de garotos e a caçula é adorável e desobediente.
Homem-Aranha no Aranhaverso
Onde assistir: Prime Video e Disney+
Em um universo em que Peter Parker é morto de forma covarde, o jovem negro Miles Morales é picado também por uma aranha misteriosa e assume a dura responsabilidade de ser o Homem-Aranha. Porém, um experimento do vilão Rei do Crime abre brechas para os multiversos, atraindo outras versões do super-herói para a cidade de Nova York. Divertido e criativo, o filme vencedor do Oscar ganhou uma continuação neste ano, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, disponível na HBO Max.
Um Ano Inesquecível – Outono
Onde assistir: Prime Video
Dirigido por Lázaro Ramos, o musical conta a história de uma jovem que odeia música até conhecer um artista de rua encantador. Um coming-of-age delicado sobre relações familiares e a vontade de crescer na vida.
Insecure
Onde assistir: HBO Max e Netflix
Na série de humor ácido, Issa (Issa Rae) e sua melhor amiga enfrentam os dilemas da vida adulta, como a indecisão sobre sossegar e casar ou continuar solteira, e a incerteza sobre os rumos de suas carreiras.
A Fotografia
Onde assistir: disponível para aluguel em AppleTV+, Google Play e Prime Video
Após perder a mãe, Mae Morton (Issa Rae) fica arrasada ao perceber que não teve tempo de perguntar muitas coisas à genitora. Quando ela encontra uma antiga fotografia, decide investigar o passado da mãe que era fotógrafa e acaba cruzando o caminho de um charmoso jornalista que quer fazer o obituário da artista.
Rye Lane – Um Amor Inesperado
Onde assistir: Star+
Nesta comédia romântica inglesa afiada, dois jovens que tiveram seus corações partidos iniciam um romance cômico e desafiador, enquanto caminham pelas ruas de Londres em cenários vibrantes e pouco conhecidos dos turistas.
Cinderella
Onde assistir: Disney+
Neste filme histórico de 1997, a clássica princesa dos contos de fadas é vivida pela cantora negra Brandy. O elenco majoritariamente preto conta ainda com Whitney Houston na pele da Fada Madrinha.
Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:
Tela Plana para novidades da TV e do streaming
O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial