Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Tela Plana

Por Kelly Miyashiro Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Críticas e análises sobre o universo da televisão e das plataformas de streaming
Continua após publicidade

3 polêmicas causadas pelo doc ‘Pra Sempre Paquitas’, do Globoplay

Série reúne depoimentos de mulheres que trabalharam como assistentes de palco de Xuxa entre as décadas de 1980 e 2000

Por Mariana Carneiro Atualizado em 20 set 2024, 16h49 - Publicado em 20 set 2024, 16h44

Disponível no Globoplay, o ruidoso documentário Pra Sempre Paquitas relembra a trajetória das assistentes de palco de Xuxa Meneghel através dos relatos de dezenas de mulheres que, na infância e na adolescência, trabalharam ao lado da apresentadora. Ao longo de cinco episódios, a produção expõe a rivalidade e o drama vividos pelas paquitas nos bastidores da TV, além de reunir diversas denúncias de assédio moral contra Marlene Mattos, ex-empresária de Xuxa. Confira três polêmicas causadas pelo documentário:

Omissão de Xuxa sobre Marlene Mattos

A ex-paquita Bárbara Borges foi às redes sociais na noite de quinta-feira, 19, para compartilhar suas impressões sobre a série documental. A artista confessou que teve uma crise de choro no final do quarto episódio, que trata da demissão em massa da primeira geração de paquitas após o lançamento do livro Sonhos de Paquita: Nos bastidores do Xou (1996), de João Henrique Schiller, uma coletânea de desabafos das jovens dançarinas. Na obra, as então dançarinas de Xuxa — com idades entre 9 e 14 anos — relataram que eram chamadas de “putinhas” por Marlene Mattos e obrigadas a ficarem nuas na frente da empresária. “Senti muito a dor das paquitas, de todas as meninas que eu vi na TV e eram referência pra mim, que eram tudo o que eu queria ser”, escreveu Bárbara, que fez parte do grupo de assistentes de palco de Xuxa entre 1995 e 1999. Ela também teceu duras críticas contra a apresentadora: “Chegamos num momento em que Marlene fez seus ajustes para melhorar seu comportamento e Xuxa seguiu na sua omissão, cegueira e egocentrismo”, disse.

Ex-paquita excluída da pré-estreia do documentário

Apesar de ter participado das gravações do documentário, a ex-dançarina Andréa Sorvetão não foi convidada para a pré-estreia de Pra Sempre Paquitas, que aconteceu em um shopping na capital fluminense no dia 10 de setembro. Ela também ficou de fora do Altas Horas exibido em 7 de setembro, quando o programa de Serginho Groisman fez uma homenagem às paquitas, mencionando o documentário. A artista e Xuxa são rompidas por divergências de ideologia política, já que Andréa apoiou Jair Bolsonaro nas últimas eleições e a apresentadora discorda dos pensamentos do político.

Pouco tempo de tela para as últimas duas gerações de paquitas

A maior parte do documentário é dedicada às histórias de paquitas do Xou da Xuxa, programa infantil exibido pela Rede Globo entre 1986 e 1992. Após o fim da atração, no entanto, Xuxa contratou uma nova leva de assistentes para o programa semanal Planeta Xuxa, que ficaram conhecidas como Paquitas Nova Geração. Posteriormente, houve também um grupo de paquitas chamado Geração 2000, o último a acompanhar a apresentadora. O documentário juntou os relatos de dançarinas das últimas duas gerações em um único episódio, e a falta de espaço gerou insatisfação entre algumas ex-paquitas. A jornalista Thalita Ribeiro, que integrou a Geração 2000, publicou uma carta aberta em sua conta no Instagram exaltando suas antigas colegas de trabalho e aproveitou para ironizar o pouco tempo de tela que elas receberam. “Ao longo de quatro anos, vivemos juntas um sonho incrível e transformador. Foram tantos momentos lindos, e outros nem tanto, mas inesquecíveis. Não vou ficar aqui descrevendo tudo, pois se não coube em um documentário, o que dirá em um post, não é mesmo?”, escreveu.

Acompanhe notícias e dicas culturais nos blogs a seguir:

  • Tela Plana para novidades da TV e do streaming
  • O Som e a Fúria sobre artistas e lançamentos musicais
  • Em Cartaz traz dicas de filmes no cinema e no streaming
  • Livros para notícias sobre literatura e mercado editorial
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.