Que dia é hoje? E por quê?
Compartilhe essa matéria: Link copiado! É curiosa a história do batismo dos dias úteis em português. Por que hoje é terça-feira, ontem foi segunda-feira e amanhã será quarta-feira, como se não fizéssemos nada além de frequentar feiras de segunda a sexta? Será que antes da segunda-feira houve uma primeira feira, realizada no domingo? São dúvidas […]
É curiosa a história do batismo dos dias úteis em português. Por que hoje é terça-feira, ontem foi segunda-feira e amanhã será quarta-feira, como se não fizéssemos nada além de frequentar feiras de segunda a sexta? Será que antes da segunda-feira houve uma primeira feira, realizada no domingo? São dúvidas ingênuas, claro, do tipo que uma criança poderia formular, mas isso não quer dizer que a explicação seja evidente.
Em quase todas as línguas românicas, os dias úteis conservaram a herança latina da referência a corpos celestes – que se confundiam com deuses pagãos. No caso do dia de hoje, o homenageado é Marte: terça-feira é martes em espanhol, mardi em francês, martedì em italiano.
De onde veio, então, a nossa feia, burocrática terça-feira? Do latim eclesiástico feria tertia, ou seja, “terceiro dia”, por obra da impressionante fidelidade de Portugal aos ditames de Roma.
Conta o filólogo Silveira Bueno, recuando até os tempos do Papa Silvestre II (950-1003): “Mandou o papa que as nações cristãs abandonassem os nomes pagãos dos dias da semana e adotassem a nomenclatura da Igreja. Somente Portugal obedeceu”.
Flávio Bolsonaro cresce e já ameaça Lula no embate direto, aponta nova pesquisa
A empresa que redobrou aposta em ações de dona da Havaianas após boicote da direita
Ex de Ivete Sangalo se pronuncia após Natal com família da cantora
O recado de Jim Caviezel à familia de Jair Bolsonaro
Após encrenca com SBT, Zezé Di Camargo reaparece na TV Globo







