O que as luvas ($) têm a ver com as… luvas?
“Minha curiosidade é sobre a palavra ‘luvas’ no sentido financeiro, como por exemplo a quantia que o clube paga a um jogador de futebol por ocasião da assinatura do contrato. Tem algo a ver com luvas propriamente ditas ou a origem é outra?” (Otávio Marques) A acepção de luvas (neste caso, sempre no plural) que […]
“Minha curiosidade é sobre a palavra ‘luvas’ no sentido financeiro, como por exemplo a quantia que o clube paga a um jogador de futebol por ocasião da assinatura do contrato. Tem algo a ver com luvas propriamente ditas ou a origem é outra?” (Otávio Marques)
A acepção de luvas (neste caso, sempre no plural) que Otávio cita é, sim, um desdobramento semântico da velha luva, “peça do vestuário que serve para cobrir as mãos” – uma palavra do século XIII que o português foi buscar no gótico lôfa, “palma da mão”.
Tal expansão semântica parece ter se dado por metonímia – as luvas tornando-se símbolos de presentes em geral – e também por eufemismo, para suavizar a dureza de contratos comerciais.
Trata-se de acepção antiga, segundo o pesquisador Luís da Câmara Cascudo. “Na primeira metade do século XVI diziam luvas os presentes de noivado, permutados inicialmente”, escreve ele, anotando que o espanhol tinha na mesma época a expressão para los guantes, “disfarce amável de gorjeta”.
O Houaiss registra quatro acepções, correlatas mas não idênticas, em que “luvas” tem sentido pecuniário: “1. quantia acima do preço que o locador cobra do locatário na assinatura do contrato de locação (…); 2. valor do aviamento (ponto, clientela etc.) que se acrescenta ao preço de balanço na venda ou transferência de estabelecimento mercantil ou industrial; 3. recompensa recebida por quem presta um serviço a ou facilita certo negócio de outrem; 4. dinheiro recebido por um jogador na assinatura de novo contrato”.
Segundo o lexicógrafo, as duas primeiras acepções são exclusivas do português brasileiro e se referem a operações informais, sem amparo na lei.
*
Envie sua dúvida sobre palavra, expressão, dito popular, gramática etc. Às segundas, quartas e quintas-feiras o colunista responde ao leitor na seção Consultório. E-mail: sobrepalavras@todoprosa.com.br (favor escrever “Consultório” no campo de assunto).